Você está em: Portal Alepa / Notícias / CPRM recebe homenagem por seus 50 anos na Assembleia Legislativa do Pará
Notícia
CPRM recebe homenagem por seus 50 anos na Assembleia Legislativa do Pará
Reportagem: Dina Santos
Edição: Syanne Neno
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi homenageado por seus 50 anos de história, completados no dia 15 de agosto, na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). A solenidade ocorreu nesta terça-feira (19/11), durante a Sessão Especial proposta pela deputada Marinor Brito, com a presença de autoridades e empregados da Superintendência Regional de Belém. "Não há como não reconhecer a importância da ciência, da pesquisa, do trabalho desenvolvido pela CPRM e seus colaboradores", enalteceu a deputada.
Na ocasião, o diretor de Infraestrutura Geocientífica, Fernando Pereira de Carvalho, lembrou que a CPRM e a ALEPA são parceiras. "A empresa foi criada em um momento marcante para a história do Brasil, com a elaboração do 1º plano nacional de mineração. Nosso trabalho nesses 50 anos foi muito importante e contribuiu para o desenvolvimento mineral do Pará", avaliou Fernando Carvalho.
Ele também aproveitou para prestar uma homenagem póstuma ao ex- deputado Gabriel Guerreiro, que era geólogo, em janeiro de 2014.
O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andreotti, agradeceu as homenagens. "Nesses 50 anos, especificamente no Pará, a CPRM deixou plantadas sementes de conhecimento da geologia e recursos minerais da região. Sem falsa modéstia, agradecemos por todos os funcionários da empresa, que são merecedores de todas as honras", afirmou.
Para Jânio Nascimento, Superintendente Regional do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, "a empresa possui como missão a geração e disseminação de conhecimento geocientífico de excelência", afirmou. "A Amazônia, em especial o Pará, é uma das últimas reservas minerais do planeta. Nossa soberania sobre a região passa pelo conhecimento dos seus recursos", garantiu.
Relatório - A deputada Marinor Brito aproveitou a Sessão Especial para entregar aos representantes da CPRM o relatório da Comissão Parlamentar de Representação das Barragens - com finalidade de fiscalizar e vistoriar a situação das barragens e bacias de rejeitos da mineração no Pará - seus riscos e impactos ambientais. A comissão trabalhou durante sete meses. "Visitamos essas barragens, ouvimos a população que vive no entorno dessas estruturas, ouvimos pesquisadores e especialistas, representantes da OAB e do Ministério Público. Vale destacar que a CVPRM foi uma parceira muito importante, contribuindo para embasar a análise dos deputados integrantes da comissão", explicou Marinor Brito.
Segundo ela, o apoio da CPRM garantiu a elaboração das recomendações feitas pela Comissão ao Governo do Estado. Agora, vamos criar um Grupo de Trabalho para dar continuidade a isso e desde já contamos com a parceria com a CPRM", anunciou a parlamentar.
Homenagens - A Assembleia Legislativa entregou dois Diplomas de Homenagem Especial aos representantes da CPRM. Em seguida, a direção da empresa fez a entrega de 24 placas comemorativas pelos 50 anos da CPRM a funcionários e ex-funcionários que ajudaram a construir a história da companhia.



