Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa celebra 6 anos dos Conselhos Federal e Regional dos Técnicos Industriais

Notícia

12/04/2024 | 16h25 - Atualizada em 12/04/2024 | 17h31

Alepa celebra 6 anos dos Conselhos Federal e Regional dos Técnicos Industriais

Reportagem: Dina Santos - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Nesta sexta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 6 anos de criação do Sistema do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs). Presidida pelo deputado Fábio Freitas, a sessão destacou a importância desse marco legislativo para a valorização e reconhecimento dos profissionais técnicos industriais em todo o Brasil e no Pará.

A Lei nº 13.639/18, que estabeleceu o Sistema CFT/CRT, foi lembrada como fundamental na organização e fortalecimento da categoria. Este sistema proporciona uma representação específica para os técnicos industriais, distinguindo de outras categorias profissionais e garantindo autonomia e voz ativa no cenário nacional.

“Esta é uma ocasião verdadeiramente especial, uma oportunidade de reflexão sobre o papel vital que essas instituições – o CFT e o CRT – desempenham como pilares de segurança e profissionalismo. Hoje, queremos homenagear os conselhos profissionais e as pessoas que os formam”, destacou o deputado Fábio Freitas.

Para Laércio Gomes, diretor do Instituto Federal do Pará (IFPA), uma das instituições de formação da profissão, nos diversos campos de atuação desse profissional, ressaltou: “o IFPA é uma instituição centenária que contribui para a formação dos técnicos industriais para o Brasil todo e para o mundo, e com qualidade. É importante participar desse momento e parabenizar os Conselhos”, avaliou.

Nilson Rocha, presidente do CRT de Minas Gerais, prestigiou a sessão e enalteceu o papel dos conselhos. “Quando falamos de técnicos industriais, lembramos que somos mais de 190 modalidades diferentes de profissionais, mas cerca de 70 dessas profissões estão regulamentadas. Os conselhos profissionais trabalham por essa valorização e reconhecimentos dos técnicos industriais”, enfatizou.

O presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industrias – 2ª Região, que abrange o Pará, enalteceu os 6 anos de criação do Sistema. “Queremos celebrar esse marco e o trabalho incansável dos técnicos industriais. Somos profissionais que, com conhecimento e  capacitação técnica, contribuímos para o desenvolvimento da nossa região e do país em áreas diversas, garantindo qualidade e segurança em inúmeros processos e produtos”, garantiu João Batista Souza.

O representante do Conselho acrescenta. “O papel dos conselhos na regulamentação e fiscalização profissional tem sido fundamental. Com mais de 750 mil profissionais registrados no Brasil, o Conselho tem sido um pilar no desenvolvimento do país, assegurando a qualificação e a profissionalização de um setor crucial para a economia nacional”, finalizou João.

Ao final da sessão, a Assembleia Legislativa homenageou 34 técnicos industriais e representantes dos Conselhos com a entrega de diplomas de homenagem especial, destacando a continuidade do compromisso com o avanço e a valorização dos técnicos industriais e a importância da educação técnica.