Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Posse de quilombola no MP/PA e indicação de desembargador para lista tríplice ao STJ foram destaque em pronunciamentos no plenário Newton Miranda

Notícia

17/04/2024 | 15h19 - Atualizada em 17/04/2024 | 15h19

Posse de quilombola no MP/PA e indicação de desembargador para lista tríplice ao STJ foram destaque em pronunciamentos no plenário Newton Miranda

Reportagem: Carlos Boução - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

A deputada Maria do Carmo (PT), vice-líder do governo Helder Barbalho, ressaltou o papel de destaque de duas mulheres na história do Pará durante pronunciamento da última sessão ordinária desta terça-feira (16). Karolina Bezerra Maia, que se tornou a primeira promotora de Justiça quilombola da história do Brasil, ao tomar posse no Ministério Público do Pará no último dia 10. A segunda a ser citada foi a paraense Alane Dias, por sua participação de destaque na 24ª edição do Big Brother Brasil, veiculado pela TV Globo.

A parlamentar protocolou requerimento de votos de aplausos à Karoline Maia, que é filha de pais analfabetos e a primeira da família a concluir o ensino superior. Segundo informações do site da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Maia é da comunidade quilombola de Jutaí, no município de Monção, no Maranhão.

Segundo a deputada, Karoline participou do Projeto Identidade, da Associação Nacional de Procuradores da República, do qual recebeu uma bolsa de R$ 2,5 mil durante seis meses. O programa foi implementado pela Fundação Pedro Jorge, que apoia o “Educa Afro”, uma instituição que incentiva estudantes negros e negras. A jovem era servidora do Ministério Público de Senador José Porfírio, município do Pará.

Maria fez também um lamento pela eliminação da paraense Alane Dias do programa BBB. Para a deputada, a jovem de 25 anos cumpriu um grande papel por ter sido a primeira paraense a chegar tão longe em todas as edições do BBB. “Saindo apenas antes da grande final”.
Para a parlamentar, o programa é muito mais que entretenimento, pois possibilita discutir políticas no Brasil inteiro. “Lá está representado o mosaico real do pensamento do brasileiro, lá a gente vê a nuance do preconceito racial estrutural; mulheres negras sendo submissas às mulheres brancas; vemos o quanto é grande o preconceito contra as pessoas LGBTQIA+”, enumerou.

A vice-líder do governo disse que não gostou apenas da forma com que Alane saiu, demonstrando um sentimento de culpa diante da eliminação: “temos que nos livrar deste sentimento de culpa”. Mas a parlamentar avaliou que, ao final, a jovem se justificou e, pelo que mostrou, vai longe, "com a sua voz meiga e altiva e com as suas pernas de bailarina”.

Desembargador paraense é indicado para lista tríplice ao STJ
Ainda na sessão ordinária desta terça-feira, o deputado Iran Lima (MDB), líder do governo, pediu votos de aplausos à inclusão do desembargador federal paraense Rubens Rollo D'Oliveira, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região de Minas Gerais, na lista dos candidatos que integrarão a lista tríplice com a vaga aberta de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).