Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa homenageia 376 anos do Exército Brasileiro

Notícia

22/04/2024 | 14h12 - Atualizada em 22/04/2024 | 14h12

Alepa homenageia 376 anos do Exército Brasileiro

Reportagem: Andrea Santos - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

De autoria do deputado coronel Neil (PL), uma Sessão Especial em homenagem aos 376 anos do Exército Brasileiro foi realizada na manhã desta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A solenidade marca os trabalhos de início da semana do Poder Legislativo. O evento foi realizado no auditório João Batista.  

Para o deputado Neil, o Exército Brasileiro representa a soberania do País. “O Exército Brasileiro comemorou, no último dia 19 de abril, 376 anos. São anos de uma força armada que tem feito um trabalho nas fronteiras brasileiras. O Exército traz tranquilidade às pessoas que realizam um serviço social atendendo diversas comunidades e ribeirinhos do Pará, da Amazônia”, destaca.

O comandante do Comando Militar do Norte (CMN), general Luciano Guilherme Pinheiro, ao iniciar seu discurso, agradeceu à Alepa pela homenagem.É com imensa alegria que recebemos esta condecoração do Parlamento Estadual, instituição de representação do povo paraense”, disse.

Ele lembrou que a instituição tem compromissos com a sociedade, com a participação ativa de outras forças brasileiras. “Temos compromisso com a pátria ao lado da Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira em momentos cruciais da história do Brasil. O Exército esteve presente nos movimentos de libertação nacional desde o processo de independência até a Proclamação da República”, assegurou o comandante, que finaliza: “o Exército Brasileiro lutou contra o totalitarismo e pela democracia e tem se comprometido com a integração nacional e a proteção dos povos originários. Esse compromisso é contínuo", finaliza.

O Comando Militar do Norte foi criado para multiplicar as ações do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional, o gerenciamento administrativo e proporcionar melhores condições de emprego da Força Terrestre, em face do espaço estratégico da foz do Rio Amazonas e das diversas Infraestruturas Estratégicas da Região.

Dia do Exército
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.

A data leva em consideração a batalha dos Guararapes devido ela ser entendida como o momento em que surgiu uma força de defesa do Brasil. A data, além de homenagear o Exército Brasileiro, destaca a importância que a instituição tem na defesa do território nacional, na manutenção da ordem e na defesa dos princípios constitucionais no Brasil. Ao final da Sessão Especial, foram entregues Diplomas de Homenagem Especial às seguintes autoridades: comandante do Comando Militar do Norte, general Luciano Guilherme Pinheiro; general de divisão, Alcio Alves Costa; general de Brigada, Júlio Cesar de Oliveira; general de Brigada, Roberto Batista; e general de Brigada, Deocleciano José de Santana Netto.

A mesa da Sessão Especial foi composta pelo deputado coronel Neil; general Luciano Guilherme Pinheiro, comandante militar do Norte; general Roberto Batista, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva; general Júlio César de Oliveira, coordenador do Centro de Operações do Comando Militar do Norte; coronel Rodrigo Piedade, comandante da Base Aérea de Belém; general Deocleciano José Netto, chefe de Estado Maior do Comando Militar do Norte; general Alcio Alves Costa,  comandante da 8ª região militar e vice-almirante; e Sérgio Renato Salguerinho, comandante do 4º Distrito Naval.

Também estiveram presentes na solenidade o coronel Guaracy Paranhos, chefe de gabinete militar da Alepa, e coronel Flaviano Gomes, chefe da inspetoria de segurança da Casa de Leis.