Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Especial na Alepa homenageia os 205 anos de fundação de ACP

Notícia

29/04/2024 | 16h04 - Atualizada em 29/04/2024 | 16h04

Sessão Especial na Alepa homenageia os 205 anos de fundação de ACP

Reportagem: Carlos Boução - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Os 205 anos da Associação Comercial do Pará (ACP) foram comemorados nesta segunda-feira (29), no plenário João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, por iniciativa do deputado Fábio Freitas (REP).

Na oportunidade, foi entregue a Comenda Comemorativa relativa à fundação da entidade, ocorrida no longíquo 3 de abril de 1819. Foram condecorados quarenta e três representantes de instituições, empresas, mídias de comunicação, fundações, e órgãos públicos e 48 personalidades, empresários, jornalistas e colunistas sociais.

A ACP/PA é a segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil, tendo como missão a defesa dos interesses do setor produtivo, fomentando e estimulando o associativismo e o empreendedorismo. Além disso, contribui para a melhoria do ambiente de negócios e com o desenvolvimento econômico regional.

"
A Associação Comercial do Pará representa a força do setor empresarial paraense, mas também a própria história do desenvolvimento do nosso Estado", disse o deputado Freitas, na abertura da sessão especial. Para o parlamentar, desde a fundação da ACP, a entidade se consolidou na promoção do comércio, da indústria, dos serviços e do agronegócio na região.
A presidente da ACP, Elizabete Grunvald, em pronunciamento à imprensa, disse que estava muito satisfeita com a homenagem recebida e agradeceu a parceria do deputado Fábio Freitas ao pedir a instalação da sessão especial de comemoração ao aniversário da entidade. Ela cumprimentou, ainda, o presidente da Alepa, o deputado Chicão.

Na avaliação da presidente, a Associação Comercial hoje é uma entidade multisetorial. "Há muito deixamos de ser apenas comercial e, portanto, temos muito braços e muitas ações em prol do empresariado", afirmou.

Wilson Machado, presidente do Conselho de Administração do Sicredi Norte Cooperativa de Crédito, em nome dos homenageados, revelou o papel que o empreendedorismo tem assumido na implementação e consolidação dos programas e iniciativas para garantir o desenvolvimento social e a construção de uma comunidade com valores baseados na cooperação.

O recente anúncio que o Pará apresenta índices muitos preocupantes, com 61,2% dos domicílios em condição de insegurança alimentar, chamou atenção dos oradores.

"
Estamos sendo chamados, esses números são graves e somos corresponsáveis para corrigir este problema", disse Machado. Para ele, a COP 30 vai servir para mostrar as mazelas acumuladas com a falta de olhar do governo federal com a região amazônica. "O governo federal não observa as características peculiares e diferenciados da Amazônia para fortalecer o seu processo de desenvolvimento".

Por sua vez, Grunvald, em sua fala sobre a COP 30, destaca o momento fértil que o Estado vai ter com a realização do evento climático em Belém. “Será uma janela enorme de oportunidades para que todos empresários possam melhorar e investir nos seus negócios". Para ela, o momento é de acreditar. "A ACP e todas as entidades empresariais estarão juntas neste processo de fortalecer, de capacitar, de buscar possibilidades para que a gente possa fazer o melhor evento possível dentro das condições da cidade”, concluiu.

Antes da entrega dos certificados, utilizaram a palavra para homenagear a trajetória da ACP o vereador Augusto Santos, pela Câmara Municipal de Belém; o vice presidente da entidade, Isan Anijar; o presidente do CONJOVE, Wigor Oliveira; o presidente do Conselho da Mulher Empresária, Mayanna Oliveira; o presidente do Conselho das Câmaras Setoriais, Reynaldo Gouve; e a presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial, Regina Vilanova.