Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Programação na Alepa marca início da Semana de Prevenção ao uso de Drogas no Pará, em sessão especial

Notícia

20/06/2024 | 19h03 - Atualizada em 20/06/2024 | 19h04

Programação na Alepa marca início da Semana de Prevenção ao uso de Drogas no Pará, em sessão especial

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social

A programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas foi aberta nesta quinta-feira (12), em uma Sessão Especial presidida pelo deputado Fábio Freitas, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A iniciativa é do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned/PA), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e realizado em parceria com outras instituições. As ações são promovidas de forma integrada pelos diversos poderes públicos junto à sociedade civil organizada, e incluem atividades formadoras e de prevenção às drogas junto ao público estudantil.

 

A Semana Paraense de Prevenção às Drogas se estende até o dia 26 de junho, data que marca o Dia Mundial do Combate às Drogas, criado pela Lei Estadual nº. 5.992/1996. A Sessão atende ao requerimento 333/2023, de autoria do deputado Fábio Freitas.

Para o parlamentar, programações como essa tem como objetivo fortalecer o sistema estadual de políticas sobre drogas e a rede de atenção que integra os canais de diálogo com os poderes no âmbito estadual, além de reforçar a importância da prevenção às drogas.

 

“O que fizemos aqui é a abertura da semana, que acontece tradicionalmente, junto com os outros poderes executivo e judiciário. Nós discutimos, ombreamos e executamos as atividades, em escolas, ações sociais de conscientização. Hoje vemos uma febre para cigarros eletrônicos, é errado, é a porta de entrada para outras drogas e nós combatemos todos os tipos de drogas – lícitas e ilícitas. A semana vem para conscientizar a nossa juventude e prevenir contra as drogas”, explicou o parlamentar.

 

Em seu trabalho, o deputado realiza palestras nas escolas, em parceria com o Estado, partindo de sua experiência de vida, como um ex-usuário de drogas. "Estamos ajudando o governo, demonstrando que existe um caminho, uma saída para os jovens saírem das drogas ou, se conhecem alguém que está nas drogas, falar olha, vai por aqui ou vai por ali, que existem maneiras de sair ou resistir as drogas".

 

O secretário de Justiça, Evandro Garla, que também é o presidente do Conselho Estadual sobre Drogas do Pará, em seu pronunciamento, destacou o incentivo às ações de prevenção às drogas, como ainda o de combate e a repreensão a distribuição e uso de entorpecentes. “A partir dessa semana vamos fazer várias atividades, com palestras em escolas, eventos esportivos e culturais, e a marcha contra as drogas. Dentro dessa programação, queremos chamar a atenção da sociedade para a importância de fazer um trabalho de prevenção, porque sempre é muito melhor prevenir do que combater”, disse o secretário. “Mas é importante ressaltar que a família deve fazer parte, como pilar de segurança para a nossa juventude”, avaliou.

 

Ação conjunta
A parceria entre os órgãos e instituições é fundamental no combate às drogas. “Nós fazemos o combate e a repressão ao comércio de entorpecentes, mas é importante reforçar a prevenção”, avaliou David Rocha, diretor da Divisão de Narcóticos da Polícia civil.

 

A coronel Vivian Leite, dos Bombeiros, lembrou que “as drogas afetam, hoje, cerca de 5% da população mundial, segundo as estimativas”, lamentou. “Buscamos a erradicação das drogas como nosso ponto-chave, para que nada de mal aconteça com nossos jovens”, complementou o coronel Francisco Raimundo Ferreira, da Polícia Militar.

 

A promotora de justiça Viviane Franco avalia “que o trabalho preventivo ainda não é efetivo o suficiente. Temos que fazer esse diálogo com a sociedade, pois apenas a repressão não basta”.

 

A final da sessão, foram entregues 149 diplomas de reconhecimento à luta contra as drogas a deputados, autoridades estaduais de órgãos públicos e lideranças da sociedade civil que se destacam no trabalho de prevenção às drogas. Nelcy Maranhão Campos, vice-presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Pará, representou os homenageados pelo Poder Legislativo.