Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Bordalo solicita celeridade nas investigações sobre atentado contra Lays do Sabá, candidata a prefeita de Mãe do Rio
Notícia do deputado Carlos Bordalo
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
10/09/2024 | 16h11 - Atualizada em 10/09/2024 | 16h10Bordalo solicita celeridade nas investigações sobre atentado contra Lays do Sabá, candidata a prefeita de Mãe do Rio
Reportagem: Thais Peniche
Edição: Carlos Bordalo - AID - Comunicação Social

O deputado Bordalo (PT), apresentou nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), celeridade e rigor nas investigações do atentado contra Lays do Sabá, candidata à prefeitura de Mãe do Rio pelo Progressistas (PP).
O ataque, ocorrido no último domingo (08), envolveu disparos feitos contra o carro da candidata, seu marido e um segurança, por dois homens em uma motocicleta. Felizmente, ninguém foi ferido, mas o episódio tem gerado indignação e levantado questões sobre a escalada da violência política no Pará.
Leia Mais: Bordalo solicita regularização do abastecimento de energia elétrica em comunidades rurais de Irituia
Atualmente, três candidatos concorrem à prefeitura de Mãe do Rio, sendo Lays do Sabá a única mulher na disputa. O atentado contra a candidata reflete um fenômeno crescente no Brasil: a violência política de gênero, que visa intimidar, constranger e afastar mulheres da vida pública. No Pará, esse tipo de violência vem crescendo, tornando o ambiente político ainda mais hostil para as lideranças femininas.
De acordo com dados da Violência Política contra Mulheres no Brasil (2022), elaborado pela plataforma de dados Open Knowledge Brasil, entre 2016 e 2020, mais de 800 casos de violência política de gênero foram registrados no país, envolvendo candidatas e eleitas em diferentes esferas do poder. Esses números não apenas ilustram a gravidade da questão, mas também evidenciam a necessidade de políticas mais eficazes de proteção e apoio às mulheres que ocupam ou aspiram ocupar cargos políticos.
Bordalo, por meio da moção, solicita que as investigações sejam conduzidas com máxima prioridade e que sejam tomadas providências imediatas para identificar e responsabilizar os autores do crime.
Ele reforça ainda que seja imprescindível que as autoridades deem uma resposta contundente, assegurando que os responsáveis sejam identificados e punidos conforme a lei. A moção ainda reforça a importância de fortalecer a participação feminina na política, com a finalidade de eliminar as barreiras impostas pelo preconceito e pela violência.
O parlamentar faz um chamado para que o caso seja investigado com urgência, e que as lideranças políticas femininas tenham condições de atuar sem medo ou intimidação. Tendo em vista que, garantir um ambiente seguro para a participação de mulheres na política é uma questão de fortalecimento da democracia.
A moção foi encaminhada ao gabinete do Governador do Estado, à Polícia Federal, à Prefeitura e à Câmara Municipal de Mãe do Rio, ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
