Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / 'O amor de Nossa Senhora de Nazaré pela Amazônia' inspira criação do manto da imagem do Poder Legislativo

Notícia

09/10/2024 | 14h55 - Atualizada em 09/10/2024 | 18h29

'O amor de Nossa Senhora de Nazaré pela Amazônia' inspira criação do manto da imagem do Poder Legislativo

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Com a mensagem “O amor de Nossa Senhora de Nazaré pela Amazônia”, o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) foi apresentado aos servidores da Casa, na manhã desta quarta-feira (9). A cerimônia iniciou às 10 horas, no gabinete militar, com a tradicional novena que acontece desde o ano de 1995. Este ano, o manto foi doado pela presidência e pelo gabinete civil do Poder Legislativo.

Após a novena, foi feita a troca do manto pela servidora Cassiana Almeida, chefe do gabinete civil da Casa. Posteriormente, a imagem seguiu em traslado para a Igreja da Sé, onde permanecerá até esta quinta-feira (10). “Deus sempre disse para a gente confiar. Eu confio, tenho fé e nunca a perdi. Ele sempre tem o melhor para todos nós. Quando levei a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa até a Catedral Metropolitana de Belém, fui pensando na minha mãe que se encontra doente. Pedi pela saúde dela”, declarou.

Cassiana Almeida disse que, ao pensar no manto da imagem da Mãe de Jesus, pensou na fé, em Maria e na maior riqueza do Pará, a Amazônia. “Refletir sobre o manto da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa significa falar sobre o amor da Rainha da Amazônia, de luz, do Espírito Santo. O estilista, Maurício de Souza, fez de acordo com o que a gente pediu. Ele detalhou, através das cores, o amor de Maria”, disse. "Desejo a todos os servidores desta Casa um Círio de muita fé. Acredite na benção para sua vida, Deus tem sempre um propósito. Feliz Círio”, finalizou.  

Adam Ribeiro, tenente coronel do gabinete militar, falou sobre a preparação do traslado. “O gabinete militar tem um papel muito importante no encerramento dessa novena de hoje. Estamos diretamente ligados ao Círio da Alepa. A gente tem um planejamento, solicitamos apoio para que as ruas e o entorno do prédio do Palácio Cabanagem possam ser fechados. Fazemos um trabalho de segurança voltada aos servidores e para as pessoas que estão nas ruas. O Círio é algo peculiar na vida dos católicos paraenses.  Esse momento é de muita emoção”, declarou.

“Chegamos em umas das épocas mais importantes para nós paraenses católicos, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano estamos na 27ª edição, seguiremos cada vez mais firmes nesta festa linda que envolve a todos do Parlamento Estadual, a quem desejo um Círio repleto de amor, paz, fé e esperança”, destacou Guaraci Paranhos, chefe do gabinete militar da Alepa. A equipe de Catequese e demais servidores participaram do momento, que envolve respeito, fé, gratidão e amor. 

Sobre o Manto
Confeccionado pelo estilista Maurício de Souza, o manto da imagem peregrina da Assembleia Legislativa do Pará de 2024 tem como tema: “O amor de Nossa Senhora de Nazaré pela Amazônia”. Todo bordado em pedrarias, com tons de verde, lilás e dourado, o manto deste ano foi doado por Reginaldo Marques e Cassiana Almeida, chefes do gabinete da presidência e do gabinete civil da Alepa, respectivamente.

Círio da Alepa
O Círio na Alepa está em sua 27ª edição e acontecerá neste dia 10 de outubro, com a celebração de uma missa às 8 horas, na Igreja da Sé. Após a missa, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Casa sairá em procissão pelas ruas da Cidade Velha e, em seguida, acontece a visita da imagem peregrina, prevista para acontecer às 10h, no plenário Newton Miranda.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré será recebida com Honra de Chefe de Estado e conduzida até o plenário Newton Miranda pelos deputados. Logo após, terá início a Sessão Especial de entrega da Medalha "Mérito Nossa Senhora de Nazaré".

Toda organização do Círio da Alepa é realizada pela equipe da Catequese da Casa, que conta com apoio do Gabinete Civil, Gabinete Militar, Divisão de Serviços Gerais (Diseg) e Presidência. É feito um planejamento estratégico para a realização de cada Círio, inclusive para definir quem será o responsável pela decoração da berlinda e quem vai doar o manto. A Catequese da Alepa conta com 15 servidores. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa fica na Igreja da Sé até o dia 10 e retorna para a entrada do Palácio da Cabanagem, permanecendo por mais 15 dias.
Programação
Nesta quinta-feira (10), às 8h, é celebrada a Missa do Círio da Alepa na Catedral Metropolitana de Belém. Às 9h, a imagem sai em procissão pelas ruas da Cidade Velha até o Palácio Cabanagem, onde chega às 10h para a Sessão Solene de Outorga da Comenda Nossa Senhora de Nazaré. Criada pelo Decreto Legislativo nº 36 de 2001, a condecoração é alusiva à Nossa Senhora de Nazaré, conforme Resolução nº09/2001.