Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa promove ações de prevenção ao câncer de próstata

Notícia

28/11/2024 | 12h03 - Atualizada em 28/11/2024 | 12h05

Alepa promove ações de prevenção ao câncer de próstata

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social

Tradicionalmente no Brasil e no mundo o mês de novembro é lembrado pela cor azul, período em que a sociedade se une para discutir e entender as complexidades acerca das causas e complexidades do câncer de próstata - doença que atinge centenas de milhares de homens em todo o planeta, todos os anos. Dessa forma, o Departamento de Bem Estar Social (Dbes) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), realizou ao longo do mês a campanha com o seguinte tema: A força de um homem está em sua atitude de cuidar da própria saúde.

Durante a Sessão Ordinária desta semana, o deputado Dr. Wanderlan (MDB) se juntou à equipe de profissionais do Dbes e demonstrou sua preocupação sobre a doença que tem ceifado a vida dos homens.

''Como médico e parlamentar, não poderia deixar de apoiar essa iniciativa do nosso Departamento de Saúde, pois sabemos que, infelizmente, até os 100 anos de idade, a ciência é clara ao afirmar em diversos artigos que todos os homens terão câncer de próstata. Cada um de nós tem uma pequena célula monoclonal que a cada dia se desenvolve para um possível câncer e que, se não tratado, pode levar ao óbito. Parabenizo o Debs pela campanha e fica o nosso apelo para que todos os homens a partir dos 45 anos de idade busquem um médico urologista para realizar os exames preventivos para que possamos diminuir esses registros da doença a cada ano das nossas vidas'', disse Dr Wanderlan.



A Diretora do Dbes, Karla Lobato, lembrou da necessidade de falar sobre as complexidades da doença, em especial direcionado ao público masculino, no qual o tema ainda é considerado um grande tabu no grupo por causa do preconceito e da falta de esclarecimentos acerca da doença.

''Eu considero de extrema importância aproximarmos toda a população masculina dos serviços de saúde, conscientizando a cada dia esse público que, sabemos, em sua grande maioria, não dão a devida atenção à sua saúde da forma que deveriam. Quando realizamos aqui na Alepa para todos os nossos servidores e em geral para o público essas campanhas de conscientização acerca da prevenção para que se não chegue a um diagnóstico avançado de câncer de próstata, acredito que contribuímos de alguma forma para que para que essa quebra de tabu e de preconceito seja extinta e tenhamos uma sociedade cada vez mais saudável e informada'', destacou Karla Lobato.

Dados sobre o Câncer de Próstata no Brasil - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atualmente no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer. Apenas em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos em todo o país, o que mostra a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.

Na região Nordeste do país, a situação também é considerada preocupante. Os estudos mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.

Vale lembrar que a recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas e Fatores de Risco

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

* dor óssea;

* dores ao urinar;

* vontade de urinar com frequência;

* presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Os fatores de risco incluem:

* histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio);

* raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

* obesidade.