Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão solene destaca Santos Dumont e o trabalho do I COMAR no Pará
Notícia
Sessão solene destaca Santos Dumont e o trabalho do I COMAR no Pará
Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social
Os 151 anos do nascimento de Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, foram comemorados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) em uma sessão solene. O evento foi presidido pelo deputado Coronel Neil (PL), autor do pedido da sessão, que também homenageou o Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela administração de uma região que abrange os estados do Amapá, Maranhão e Pará, reunindo cerca de 20% do território nacional.
O Major Capelão Felipe Braga fez, no início, uma oração ecumênica pela realização do evento e liderou um "Pai Nosso" com todos os presentes. No auditório João Batista, os participantes, de pé, acompanharam a oração. O plenário estava completamente ocupado por militares do I COMAR.
Para o deputado Coronel Neil, a sessão teve grande significação para o Poder Legislativo. “Estamos parabenizando a aeronáutica pelo trabalho e pela dedicação que desempenha em nossa região”. Em nome do Poder Legislativo e do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), Coronel Neil agradeceu a parceria e colocou a Casa de Leis à disposição para futuras colaborações.
O major-brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, representando o I COMAR, afirmou que a homenagem prestada pela Alepa foi uma honra para a instituição.
“Até hoje, Santos Dumont é uma inspiração. Sua genialidade e coragem ao conquistar os céus pela primeira vez simbolizam o espírito de inovação, superação e serviço à humanidade. Essa inspiração nos guia a cada missão cumprida e a cada voo realizado”, destacou.
Sobre o I COMAR, o major-brigadeiro afirmou que ele é o guardião de uma das regiões mais ricas e desafiadoras do mundo. “Defender o espaço aéreo é apenas parte de nossa responsabilidade. Aqui, trabalhamos também para integrar comunidades, prestar assistência a populações isoladas e apoiar ações de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O deputado Neil entregou ao comandante do I COMAR, Major Brigadeiro José Avellar, um diploma de homenagem especial. A 2ª Tenente Anna Amorin, aniversariante do dia, recebeu um buquê de flores em homenagem à mulher militar da Força Aérea Brasileira.
Comandos Aéreos Regionais - No Brasil, existem cinco Comandos Aéreos Regionais (COMAR), criados em 1973 pelo Decreto nº 73.151, de 12 de novembro. Antes disso, as Zonas Aéreas, estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 3.762, de 1941, abrangiam o território nacional e o espaço aéreo correspondente.
A primeira Zona Aérea passou a ser chamada de Segundo Comando Aéreo Regional. Em 2016, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma reestruturação chamada “Força Aérea 100”, que resultou na desativação dos COMAR. No entanto, em dezembro de 2021, os COMAR retomaram sua estrutura original de 1973.
