Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Alagamentos e transtornos: moradores exigem soluções para obras no Canal São Joaquim

Notícia do deputado Carlos Bordalo

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

18/03/2025 | 10h24 - Atualizada em 18/03/2025 | 10h23

Alagamentos e transtornos: moradores exigem soluções para obras no Canal São Joaquim

Reportagem: Thais Peniche

Edição: Carlos Bordalo


O deputado Bordalo (PT) apresentou, nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), uma moção solicitando ao Governo do Estado que, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), implemente ações emergenciais para resolver os graves problemas de alagamento que afetam os moradores do entorno do Canal São Joaquim.  


Os bairros Maracangalha, Val-de-Cans, Sacramenta, Telégrafo e Barreiro têm sido os mais impactados pela execução das obras do Parque Urbano no canal. O mandato do deputado recebeu o ofício nº 03/2025, produzido pelo Coletivo de Lideranças em Defesa e Fiscalização do Parque Urbano Igarapé São Joaquim, solicitando providências urgentes para que as demandas dos moradores sejam atendidas.  

Leia Mais: Deputado Bordalo cobra manutenção do Canal Malvinas na Sacramenta


Além disso, o Coletivo encaminhou o ofício nº 02 à Seinfra e à Sezel, requerendo medidas imediatas para a limpeza, drenagem e desobstrução do igarapé e das galerias, a fim de evitar novos prejuízos aos imóveis devido aos alagamentos. Também foi solicitada uma reunião com as secretarias, mas, segundo lideranças locais, ainda não houve retorno.  


Problemas estruturais e os impactos das obras


Relatos apontam que a execução das obras tem causado alagamentos frequentes, especialmente nas áreas mais baixas situadas às margens do igarapé. O problema se agrava com o aumento das chuvas e a maré alta, colocando em risco o patrimônio e a segurança das famílias.  


Além disso, há indícios de que o consórcio responsável pelo projeto está estreitando o Igarapé São Joaquim, aterrando partes marginais na região próxima à Avenida Júlio César. Os moradores também denunciam o assoreamento do igarapé, com o surgimento de pequenas ilhas, proliferação de vegetação e acúmulo de lixo às margens do canal, algo que compromete o escoamento da água.  


Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, 75% das vias da cidade não possuem sistema de escoamento pluvial eficiente, o que intensifica os alagamentos no período chuvoso.  


Diante dos impactos sérios causados pelas obras, o deputado Bordalo reforça a necessidade de providências imediatas e reforça que conhece bem a área.


“Alagamentos que já estavam no passado voltam a perturbar moradores dessas áreas, eu me criei nessas áreas, andei muito pela macrodrenagem da bacia do una antes inclusive de compor o governo à época do partido dos trabalhadores, eu assumi a coordenação do distrito Dasac, então eu conheço muito essa área sei que esses alagamentos já estavam muito controlados e agora estão voltando”, afirma. 


Ele reforça ainda que se o problema não for solucionado uma diligência será feita. 


“Tem alguma coisa feita naquela obra que não está levando em conta o sistema de drenagem implantado e portanto estão cobrindo um santo e descobrindo outro. eu estou solicitando urgência, se não até semana que vem se nada for feito eu vou orientar uma diligência na área”, completa


A moção foi encaminhada ao gabinete do Governador do Estado, à Prefeitura Municipal de Belém, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e à Defesa Civil de Belém, para que providências sejam tomadas com urgência.