Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Deputado Bordalo solicita celeridade nas investigações sobre a morte do agricultor Ronilson de Jesus em Anapu
Notícia do deputado Carlos Bordalo
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
06/05/2025 | 10h34 - Atualizada em 06/05/2025 | 15h51Deputado Bordalo solicita celeridade nas investigações sobre a morte do agricultor Ronilson de Jesus em Anapu
Reportagem: Thais Peniche
Edição: Carlos Bordalo
De autoria do deputado Bordalo (PT), apresentada nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), a moção que solicita ao Governo do Estado celeridade nas investigações do assassinato do agricultor Ronilson de Jesus Santos, uma das principais lideranças da luta pela reforma agrária no município de Anapu, sudoeste paraense.
Segundo informações o agricultor foi morto a tiros dentro de sua casa na última sexta-feira (18), O crime ocorreu por volta das 14h20, quando Ronilson estava sozinho em sua residência no bairro Alto Bonito, em Anapu. Testemunhas afirmam que dois homens chegaram de moto, usando capacetes, e surpreenderam a vítima no quintal de sua casa.
Leia Mais:
Os assassinos efetuaram disparos que atingiram a cabeça de Ronilson e, em seguida, fugiram do local. O corpo foi encontrado na mesma tarde, horas depois de seu filho caçula sair para comprar peixe. Na noite de domingo (20), o agricultor foi enterrado no cemitério público municipal, onde amigos, familiares e membros da comunidade rural prestaram suas últimas homenagens.
Ronilson de Jesus Santos, agricultor e liderança do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá, em Anapu. era uma das principais lideranças da luta pela reforma agrária, atuando no PDS Virola-Jatobá e na Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil). Nos últimos dias de vida, denunciava invasões por madeireiros e pistoleiros na área ocupada por 120 famílias do assentamento.
Diante dos fatos o deputado Bordalo encaminhou a moção por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), à Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca-Altamira), e aos Ministérios Públicos Estadual e Federal solicitando também reforço no policiamento da área para proteger as famílias residentes.
