Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Adriano Coelho / ALEPA aprova projeto do deputado Adriano Coelho que cria Política Estadual de Combate ao Capacitismo

Notícia do deputado Adriano Coelho

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

22/04/2025 | 16h53 - Atualizada em 22/04/2025 | 16h52

ALEPA aprova projeto do deputado Adriano Coelho que cria Política Estadual de Combate ao Capacitismo

Reportagem: Jamyla Magno

Edição: Jamyla Magno


Nesta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Pará aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 228/2024, de autoria do deputado estadual Adriano Coelho, que institui a Política Estadual de Combate ao Capacitismo.



O objetivo da proposta é enfrentar a discriminação estrutural e atitudinal contra pessoas com deficiência, promovendo mais inclusão e respeito em todo o estado.


O projeto

O PL define capacitismo como qualquer forma de exclusão, desvalorização ou marginalização de pessoas com deficiência, seja por atitudes, barreiras físicas, práticas institucionais ou formas de comunicação. A nova política estabelece diretrizes para campanhas educativas, promoção de acessibilidade, incentivo à inclusão no mercado de trabalho, educação inclusiva e valorização da diversidade cultural.

“Essa lei é mais um passo importante para a construção de uma sociedade paraense mais justa e igualitária. Pessoas com deficiência enfrentam barreiras diárias, e o poder público precisa agir para garantir que seus direitos sejam respeitados em todas as esferas. e nosso objetivo com esse Projeto de Lei é justamente assegurar que as leis sejam ampliadas para todos”, destacou o deputado Adriano Coelho.

Com a aprovação na Alepa, o projeto segue agora para sanção do Governo do Estado. A implementação da política poderá ser coordenada por órgãos do poder executivo, com articulação junto a prefeituras, organizações da sociedade civil e entidades representativas das pessoas com deficiência.