Você está em: Portal Alepa / Notícias / Abril é o mês de conscientização sobre o câncer de esôfago
Notícia
Abril é o mês de conscientização sobre o câncer de esôfago
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Sentir dificuldade em se alimentar, com desconforto ou dor para engolir, é um dos principais sinais do câncer de esôfago. O Brasil registra, a cada ano, 11 mil novos casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença está entre os 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil, atinge duas vezes mais homens do que mulheres, a partir dos 40 anos.
A prevenção e acompanhamento médico possibilitam o diagnóstico precoce, importante para aumentar as chances de cura.
Campanhas como o Abril Azul Claro - Mês de Conscientização do Câncer de Esôfago, ajudam a conscientizar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
Sinais e sintomas
- Deglutição com dificuldade (Disfagia) e dor (Odinofagia)
- Regurgitação de alimentos
- Tosse e rouquidão persistentes
- Dor atrás do esterno, o osso do peito
- Perda de peso excessiva
- Falta de ar, azia, náuseas, vômitos
“A prevenção é importante para reduzir o risco de ter a doença, principalmente a adoção de hábitos saudáveis como manter uma alimentação saudável, não fumar, não consumir álcool em excesso, evitar o excesso de peso e ter atenção com refluxo ácido crônico”, ressalta a oncologista Bianca Lastra, do Centro de Tratamento Oncológico.
Na Assembleia Legislativa, o combate e prevenção ao câncer é reforçado por meio de projetos de lei, moções e diversas proposições que contribuem para as políticas públicas por uma saúde qualificada e presente na vida da população.
Entre as proposições em tramitação, o destaque é para o PL nº 104/2023, de autoria do deputado Lu Ogawa (PP), que garante passe livre às pessoas Diagnosticadas com Câncer no sistema de transporte coletivo interestadual de passageiros do Estado do Pará.
Outro projeto concede folga ao servidor público estadual para a realização de exames preventivos oncológicos. De acordo com o projeto, todo servidor público ou aquele que estiver no exercício da função pública, terá direito a folga remunerada para a realização de exames oncológicos preventivos. A proposta determina que a folga seja concedida uma única vez a cada semestre, salvo expressa recomendação médica para periodicidade menor. A falta deverá ser abonada mediante apresentação de documento comprobatório da realização de exames.
