Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / GT da Crise do Açaí da CDH-Alepa realizará debate público em Abaetetuba

Notícia

20/05/2025 | 10h34 - Atualizada em 20/05/2025 | 10h34

GT da Crise do Açaí da CDH-Alepa realizará debate público em Abaetetuba

Reportagem: Ascom CDH- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social


Na próxima quarta-feira, 21 de maio, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Grupo de Trabalho da Crise do Açaí — presidido pelo deputado Bordalo — realizará um debate público em Abaetetuba sobre a cadeia produtiva do açaí.

O evento ocorrerá a partir das 9h, no Auditório do Colégio São Francisco Xavier, localizado na Passagem Padre Luís Varela, nº 339, no Centro de Abaetetuba, e contará com a participação de batedores, comerciantes e produtores da região Tocantina.

A programação terá início às 8h, com a recepção e o credenciamento dos participantes. A abertura oficial será marcada pelo pronunciamento da mesa de autoridades. O debate será estruturado em dois painéis temáticos: Desafios na Produção do Açaí e Desafios na Comercialização do Açaí, encerrando com manifestações populares e contribuições técnicas dos participantes.

O objetivo do debate é identificar os principais entraves enfrentados na região Tocantina, ouvir representantes dos 12 municípios que a compõem e dialogar sobre soluções para fortalecer a cadeia produtiva do açaí, tanto no período de safra quanto na entressafra.

Sobre o GT

O Grupo de Trabalho é formado por parlamentares da Comissão de Direitos Humanos, além de representantes de produtores, batedores, extrativistas, agricultores, cooperativas, comitês de cidadania, prefeituras e instituições públicas. Também integram o GT órgãos do governo estadual, o Ministério Público e instituições de ensino e pesquisa, conforme listado no Anexo I da Portaria nº 01/2025 – CDHDC-Alepa, de 27 de março de 2025.

Criado com o propósito de enfrentar a crise no abastecimento do açaí, o GT tem como missão propor alternativas para garantir o acesso da população ao fruto, especialmente no período de entressafra, quando o produto se torna escasso e os preços aumentam significativamente.

Serviço

Data: 21 de maio de 2025 (quarta-feira)

Horário: 9h (credenciamento a partir das 8h)

Local: Auditório do Colégio São Francisco Xavier

Endereço: Passagem Padre Luís Varela, nº 339 – Centro, Abaetetuba/PA

Ascom deputado Bordalo: 91 99319-8959