Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa comemora 30 anos do Conselho da Mulher Empresária
Notícia
Alepa comemora 30 anos do Conselho da Mulher Empresária
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará reconheceu a importância do Conselho da Mulher Empresária ao realizar uma Sessão Solene em comemoração aos 30 anos da entidade. O evento foi realizado na sala multiuso das comissões da Alepa, por solicitação do deputado Fábio Freitas.
“Hoje não estamos apenas comemorando os 30 anos de uma instituição. Estamos celebrando um modelo de transformação: o empreendedorismo feminino no Pará”, destacou o deputado Fábio Freitas. “Falar sobre mulheres empreendedoras é falar de economia real, de geração de empregos, renda e inovação. Também é falar de dignidade, superação e protagonismo social”, avaliou o parlamentar.
Fábio Freitas lembrou que, no Pará, são 180 mil empresas lideradas por mulheres, um número 38% maior do que há cinco anos. As ações do Conselho da Mulher Empresária têm um impacto direto no combate à desigualdade social, no fortalecimento da economia local e no avanço da inclusão produtiva.
O Conselho da Mulher Empresária (CME) faz parte da Associação Comercial do Pará (ACP). A presidente da ACP, Elizabete Grunvald destacou a importância do empreendedorismo feminino no estado.
“Este é um ano de celebração de uma trajetória de sucesso. A Associação Comercial do Pará foi a primeira entidade a segmentar seu público, para potencializar resultados. Criar um conselho de mulheres era um desafio ousado, mas era hora de termos uma representatividade feminina”, avaliou Elizabete Grunvald. “Iniciamos nossa caminhada com grandes projetos de responsabilidade social corporativa. Agora, estamos em um novo momento muito importante, o ano em que vamos receber a COP-30, é um momento de oportunidades para todas nós”, garantiu.
Denise Araújo, que presidiu o CME e agora está frente do conselho em Belém avaliou que “participar do CME é algo transformador, em cada ação, essas mulheres dão o melhor de si. Para o futuro, desejo sorte, trabalho para colocar o conselho em patamares cada vez mais altos, para ser referência no Brasil”.
A atual presidente do CME no estado do Pará, Mayanna Beckman, destacou que não há diferença entre o empreendedorismo masculino e do feminino, mas as mulheres enfrentam desafios maiores. “Embora as mulheres tenham mais escolaridade, elas têm 24,4% menos oportunidades do que os homens. A sobrecarga de uma jornada dupla d etrabalho e cuidados com a família também é maior para as mulheres”, enumerou. “Por isso, o CME é também uma rede de apoio para as mulheres. Esta sessão comprova a valorização, o reconhecimento e a importância das mulheres no setor de negócios”, concluiu.
A sessão reuniu empresárias, estudantes, autoridades e representantes de entidades. 80 certificados de Homenagem Especial da Alepa foram entregues às 12 ex-presidentes do conselho e outras empreendedoras paraenses.
CME - O CME foi criado em 1995 com o objetivo de fortalecer a presença das mulheres no ambiente empresarial do Pará, promovendo mais de mil ações desde então, como feiras, fóruns e capacitações. Atualmente, o Conselho da Mulher Empresária tem representação em 21 municípios paraenses.
