Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza Encontro Nacional de Presidentes de Comissões de Meio Ambiente dos Legislativos do Brasil
Notícia
Alepa realiza Encontro Nacional de Presidentes de Comissões de Meio Ambiente dos Legislativos do Brasil
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
O Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em novembro deste ano, em Belém. Para compreender melhor o planejamento de órgãos ligados à defesa do Meio Ambiente do Legislativo Estadual do Brasil, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável (CMA), realizou na manhã desta quinta-feira (05), o Encontro Nacional de Presidentes de Comissões de Meio Ambiente dos Legislativos Estaduais. O evento representa uma importante articulação política e institucional, voltada à preservação ambiental e ao enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil.
O evento foi idealizado pela CMA da Alepa e tem o objetivo de promover um intercâmbio das ações em andamento nas Casas Legislativa do Brasil sobre o meio ambiente. A CMA do Poder Legislativo realiza seu trabalho para a defesa do meio ambiente e as medidas para conter os impactos ambientais. As instituições têm um papel fundamental em minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente. O encontro marca também o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a participação das Assembleias Legislativas é uma ótima oportunidade para discutir questões relevantes sobre o meio ambiente. A atuação das Assembleias Legislativas é essencial para criar e fortalecer a legislação ambiental no Brasil.
A mesa de autoridades foi composta pelos seguintes nomes: deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa; deputada Maria do Carmo (PT), presidente da CMA da Alepa; deputado Lu Ogawa (PP), presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP 30 do Pará (FPAF/COP 30); Senador Fabiano Contarato (ES/PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal; senador Beto Faro (PA/PT); deputado federal Airton Faleiro (PA/PT); Carlos Eduardo Martins (PT), Vice-prefeito de Santarém; secretário; Raul Protázio Romão, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará; e vereador Alfredo Costa (PT).

Estavam presentes os deputados: Iran Lima (PA/MDB), Carlos Bordalo (PA/PT), Lívia Duarte (PA/PSOL), Coronel Neil (PA/PL), Fábio Freitas (Republicanos), Zeca Pirão (PA/MDB), Eliel Faustino (PA/UB), Marcelino Galo (BA/PT), membro titular da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA); Marquito (SC/PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

A titular da CMA da Alepa, deputada Maria do Carmo destacou que “as discussões trazidas são inovadoras para a proteção do meio ambiente. Ver a Assembleia Legislativa do Pará e outras Casas Legislativas se mobilizando em torno de questões ambientais e promovendo um debate sobre o Meio Ambiente é enriquecedor”, afirma. “A criação de uma política ambiental e a regulamentação é necessária para todas as unidades de federação do País. Isso representa passos significativos que ajudam a todos. É necessário ter políticas ambientais, estruturar os órgãos para uma fiscalização mais eficaz e servidores qualificados, assim teremos um desenvolvimento sustentável”, completa a parlamentar, que finaliza: “a articulação entre os legislativos estaduais é fundamental para criar uma Frente Parlamentar unida em defesa do meio ambiente”.

Segundo o deputado Chicão, a deputada Maria do Carmo e equipe têm feito um trabalho dentro da CMA que colabora com ações concretas sobre o meio ambiente. “A criação da Comissão de meio Ambiente da Casa tem cumprido o seu papel e conseguido conquistas importantes, especialmente quando se trata de garantir que a legislação ambiental, uma vez que esteja alinhada com as necessidades da sociedade”, aponta o presidente. “O fato de reunir diferentes segmentos da sociedade, incluindo parlamentares, para discutir e construir um espaço de representatividade na COP30 é essencial. Isso não só fortalece a voz do Pará nas discussões ambientais, mas também destaca a importância do papel do parlamento na formulação de leis que impactam diretamente a gestão ambiental”, destaca ele que completa “a união dos parlamentares em torno de um objetivo comum pode resultar em propostas mais fortes e eficazes. Além disso, estar presente na COP30 é uma oportunidade valiosa para trocar experiências, aprender com outras iniciativas e trazer visibilidade para as questões ambientais do estado”.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, o senador Fabiano Contarato parabenizou a iniciativa da Alepa. “Hoje é uma data simbólica para mim. Pela primeira vez venho ao Pará e estou gostando do que estou vendo e muito orgulhoso pela realização da COP30, em Belém. Vejo em Belém do Pará, a realidade de um Brasil e temos que interagir com a população sobre o meio ambiente e outras questões. Temos um desafio mundial que é a preservação do meio ambiente, função de todos nós”, disse.

De acordo, ainda, com Fabiano Contarato “esse é o momento de reflexão para todos nós. O nosso comportamento com a sociedade deve ser democrático. Isso é fundamental para que tenhamos leis que realmente sejam para a população brasileira”.
O Encontro marcou também o lançamento da primeira edição de um compêndio de leis ambientais aprovadas pela Alepa. O resumo contém propostas sobre o Meio Ambiente, alinhado aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS da ONU. A publicação tem o propósito de ampliar o acesso às legislações que tratam das políticas ambientais no Pará. Nasceu da necessidade de democratizar o conhecimento sobre os direitos e deveres relacionados ao meio ambiente.
