Você está em: Portal Alepa / FRTPA / Serviços de Cidadania e Saúde são levados até Santarém pelo Centro de Atendimento ao Cidadão da Alepa
Notícia FRTPA
Serviços de Cidadania e Saúde são levados até Santarém pelo Centro de Atendimento ao Cidadão da Alepa
Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
Edição: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
Mais de 1.500 atendimentos foram realizados em Santarém (oeste do Pará) no último final de semana (26 a 28/06) pelo Centro de Atendimento ao Cidadão Helena Coutinho (CAC) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A iniciativa foi proposta pela deputada Maria do Carmo (PT) em resposta à necessidade identificada na região, especialmente nas áreas rurais.
A Comunidade Boa Esperança, em Santarém, Pará, foi uma das áreas beneficiadas com a ação de cidadania e saúde do CAC da Alepa. A localidade é conhecida por sua produção de farinha de tapioca e por sediar o Festival da Tapioca e Festa Gaúcha.
Localizada a 43 km do centro de Santarém, na rodovia PA-370 (Curuá-Una), a comunidade também é um importante centro de produção agrícola, com destaque para a cultura da mandioca e a produção de grãos como soja e arroz. A comunidade foi fundada em 1961 e possui mais de 600 famílias, com uma forte tradição na produção de mandioca.
Além da emissão de documentos como identidade, CPF e certidão de nascimento, foram realizados atendimentos jurídicos, suporte para mulheres que sofreram violência doméstica, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, emissão de cartão do SUS, bem como consultas com psicólogos e encaminhamentos para mamografias.
O CAC chegou ainda na localidade de Santarenzinho, que é um bairro da cidade, localizado na zona oeste, mas conhecido por ser uma espécie de "minicidade" dentro de Santarém, devido à sua grande extensão. Outra área contemplada pelo trabalho itinerante do CAC da Alepa foi o bairro Nova República, onde as pessoas formaram filas quilométricas para serem atendidas e comemoram a ação no local.
A chefe do setor de documentos do CAC Alepa, Lidiani Vasconcelos coordenou toda a ação no município e destacou que a partir do segundo semestre novas demandas serão atendidas, visando levar serviços essenciais para o povo paraense, fortalecendo assim a democracia e promovendo justiça social; e erguendo uma sociedade mais justa e igualitária. ''Essa é uma forma de aproximar o poder público da comunidade, através do parlamento estadual'', disse.
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.
