Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa e Hemopa se unem para campanha de doação de sangue no dia 20 de agosto

Notícia

11/08/2025 | 16h51 - Atualizada em 11/08/2025 | 16h51

Alepa e Hemopa se unem para campanha de doação de sangue no dia 20 de agosto

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) já tem data marcada para realizar sua tradicional campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). No próximo dia 20 de agosto, uma quarta-feira, a partir das 8h, servidores e visitantes estão convidados a participar da coleta, que será realizada na sede do Legislativo estadual, o Palácio Cabanagem.

A ação foi consolidada no calendário oficial pelo Departamento de Bem-Estar Social da Alepa (DBES) e busca fortalecer o estoque de sangue no estado. A iniciativa faz parte de um plano de trabalho do DBES para promover a conscientização sobre a saúde entre os servidores do Legislativo. Desse modo, o departamento contribui para a manutenção do banco de sangue que atende aos pacientes da fundação, aumentando as chances de vida e saúde de quem precisa.

Para divulgar a campanha, a diretora do DBES, Karla Lobato, e a enfermeira Marluce Ramos detalharam a mobilização. Karla Lobato reforçou o convite: “Fica aqui o nosso apelo para que todos participem desse ato de solidariedade e amor ao próximo”.

“Nós percebemos que nos períodos de férias sempre ocorre uma diminuição no número de doações. Por isso, queremos aproveitar o retorno das atividades em agosto para mobilizar os doadores”, explicou a diretora.

Esta é a terceira campanha realizada pela Alepa em parceria com o Hemopa. Em média, a cada edição, cerca de 80 doadores são recebidos na Alepa. "Considerando que cada doação beneficia até quatro pessoas, o número é muito expressivo. A doação de sangue é, primeiramente, um ato que salva vidas. Nosso trabalho é essencial para que haja um estoque de sangue para os pacientes sobreviverem. Os estoques estão baixos, e a doação é um ato seguro", ressaltou Karla Lobato.

Neste ano, além da unidade móvel do Hemopa, que ficará em frente ao Palácio Cabanagem, toda a estrutura reformada do DBES será utilizada para garantir conforto aos doadores. "Os técnicos do Hemopa já estiveram na Alepa para uma vistoria técnica e habilitaram o DBES para esta ação", antecipou a enfermeira Marluce Ramos. "Para garantir o sucesso da campanha, nossa equipe já iniciou o pré-cadastro dos servidores interessados em doar. Estamos visitando todos os setores para realizar esse trabalho", disse Marluce.

Sobre a Doação

O principal desafio continua sendo conscientizar a população sobre a importância e a necessidade de doar sangue. Hoje, o principal alvo do Hemopa é o público jovem, visto como um grande multiplicador da iniciativa. Apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente, e só 29% dos doadores estão na faixa etária de 18 a 29 anos. A adesão dos mais jovens é fundamental, uma vez que os doadores habituais estão atingindo a idade limite para o procedimento, que é de 69 anos.

No Pará, o Hemopa possui postos de coleta em nove municípios do interior, que funcionam como polos de distribuição para as cidades de todas as regiões. Campanhas como essa, em parceria com instituições como a Alepa, são parte do esforço para manter o estoque do banco de sangue em nível satisfatório para atender a uma rede hospitalar com mais de 200 unidades em todo o estado.

Segurança do Processo

A cada doação, são coletados no máximo 450ml de sangue. Antes do procedimento, o voluntário passa por uma triagem clínica para verificar seu estado de saúde e garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. O sangue coletado também passa por exames para a detecção de doenças transmissíveis.

Para doar sangue é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde.

  • Portar documento de identidade oficial com foto.

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização).

  • Pesar mais de 50 kg.

  • Não ser portador de doenças crônicas.

  • Não ter recebido transfusão de sangue no último ano.

  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

  • Não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos 3 horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

  • O intervalo entre doações de sangue é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.