Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alunos do curso de Direito da UFPA visitam a sede do Poder Legislativo

Notícia

13/08/2025 | 16h26 - Atualizada em 13/08/2025 | 16h26

Alunos do curso de Direito da UFPA visitam a sede do Poder Legislativo

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Ao longo da manhã desta quarta-feira (13), cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) puderam participar do projeto institucional ''Alepa de portas abertas''. Os acadêmicos foram recebidos no hall de entrada do Palácio Cabanagem, sede do Poder Legislativo do Pará, pelos servidores do Departamento de Memorial da Casa de Leis paraense, onde se encantaram com a história do prédio tombado, além de entenderem, com detalhes, sobre as votações que marcaram a trajetória da Assembleia Legislativa, como a elaboração da atual Constituinte Estadual.

Após passarem pela Galeria dos Constituintes, a turma acompanhada pelo professor titular de Direito Penal da UFPA, Hélio Moreira, seguiu em conjunto para o auditório multiuso, onde ficam as salas das comissões permanentes da casa. No local, os estudantes puderam prestigiar uma palestra ministrada pelo advogado e economista, e atual diretor legislativo, Dr. Jarbas Porto, que apresentou um estudo detalhado aos acadêmicos sobre as funcionalidades de todo o processo legislativo.

No complexo administrativo Laércio Barbalho, onde ficam situados os  gabinetes, os estudantes foram recebidos pelo deputado Carlos Bordalo (PT), que apresentou as atividades parlamentares aos alunos e explicou o funcionamento do Poder Legislativo. O parlamentar elogiou o projeto ''Alepa de portas abertas'', idealizado pelo presidente Chicão.


''Eu costumo dizer que o parlamento se fortalece quando recebe, na casa do povo, os seus cidadãos. Durante todos os meus mandatos, enquanto parlamentar, essa é a primeira vez que vejo uma gestão tão eficiente que valoriza os seus servidores, a Casa que nos abriga, e faz com que a população venha para perto de cada um de nós. O projeto 'Alepa de portas abertas' é louvável e precisamos trabalhar para que cresça a cada dia, para que todos conheçam com detalhes as funcionalidades de uma Assembleia Legislativa '' afirmou Bordalo.

No plenário Newton Miranda, local onde os 41 deputados se reúnem semanalmente para a realização da Sessão Ordinária, os acadêmicos foram recebidos pela deputada Lívia Duarte (PSOL).

''Receber, na sede do nosso Parlamento, a visita dessa turma com cerca de 70 alunos, nos enche de orgulho e alegria em pleno mês do Estudante. Ver o entusiasmo e a curiosidade em cada olhar atento desses estudantes, querendo entender como funciona toda a engrenagem da Alepa, nos mostra que estamos no caminho certo. É importante destacar que, para que  esse distanciamento entre a população e o Poder Legislativo não aconteça, é importante que cada vez mais os cidadãos venham nos visitar e saber que são sempre muito bem-vindos na Casa Legislativa do povo paraense'', destacou a parlamentar.

Os estudantes Ingrid Oliveira, de 31 anos e Gabriel Paiva de 19 anos, contaram que a vivência de hoje na Alepa foi uma experiência única e que os aprendizados adquiridos durante a visita jamais serão esquecidos. ''Pela primeira vez, tivemos a oportunidade de conhecer a Alepa e foi uma experiência inesquecível. As palestras foram bem didáticas, e ainda conhecemos como funciona todo o processo legislativo. Como estudantes de Direito, aprendemos o que diz a nossa constituição brasileira - que todo poder emana do povo, e como bem disse a deputada Lívia, aqui é a casa do povo do Pará. Ver o local onde são feitas as legislações para todos nós cidadãos foi uma experiência singular'', disseram os estudantes.

A visita guiada contou ainda com a contribuição do diretor de memorial da Casa de Leis, Paulo Lourenço, Lindalva Aragão, da professora universitária Jerusa Miranda, e da subchefe de Gabinete da presidência, Irclea Ferraz, além da coordenadora do setor de protocolo, Rose Pismel.

Serviço

As instituições que desejarem fazer a visita guiada ao Palácio da Cabanagem podem fazer a solicitação via Ofício para a Presidência da Assembleia Legislativa.