Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / ALEPA recebe estudantes para conhecer a história do Parlamento e do Pará

Notícia

14/08/2025 | 13h35 - Atualizada em 14/08/2025 | 13h35

ALEPA recebe estudantes para conhecer a história do Parlamento e do Pará

Reportagem: Rosa Alexandre- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) abriu suas portas para receber estudantes que querem conhecer o funcionamento do Parlamento Estadual e a história do Pará. Na visita guiada desta semana, 43 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Laurita, localizada no município de Nova Esperança do Piriá, tiveram a oportunidade de percorrer as dependências da ALEPA.



Durante a visita, eles  puderam conhecer documentos raros e ainda contemplaram pinturas que retratam a história do Parlamento e do Pará, como o quadro que retrata a história da Cabanagem, revolta que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840, exposto no Plenário Newton Miranda.

Pará o diretor do Departamento de Memorial, Paulo Lourenço, as visitas guiadas dão oportunidade aos jovens conhecerem de forma prática a manifestação da democracia, já que no Parlamento Estadual os 41 deputados trabalham para aprovar políticas publicas que atendam aos interesses do povo paraense.



A visita guiada desta semana foi idealizada pela deputada Diana Belo. Pará ela, é fundamental que os estudantes conheçam a Casa de Lei, pois são eles que incentivam o trabalho dos deputados nos 144 municípios paraenses.


O projeto "Alepa de Portas Abertas, de Visitas Guiadas, é de autoria do presidente da ALEPA, deputado Chicão, que quer que os estudantes tenham acesso ao Palácio da Cabanagem para ver como ele funciona e como ele faz a concretizar a democracia no Pará.

O Projeto foi criado na segunda gestão do deputado Chicão e abraçado pelo Memorial. Ao longo desse período, a ALEPA já recebeu alunos de diversas escolas públicas e privadas do Pará, universidades e até pessoas da terceira idade. A intenção é integrar a população com a ALEPA.