Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados lamentam o falecimento do músico paraense Mestre Damasceno

Notícia

26/08/2025 | 14h43 - Atualizada em 26/08/2025 | 14h43

Deputados lamentam o falecimento do músico paraense Mestre Damasceno

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

 

No Dia Municipal do Carimbó, um dos ritmos mais amados pelo povo paraense, o Estado amanheceu com uma triste notícia. Morreu nesta terça (26), aos 71 anos, um dos ícones da música e da cultura popular marajoara – o Mestre Damasceno. Durante a Sessão Parlamentar de hoje, os deputados lamentaram a morte do artista, fizeram 1 minuto de silêncio no plenário Newton Miranda e exaltaram a obra e o legado deixado pelo artista em prol da cultura do Estado.

A deputada Lívia Duarte (Psol) atual presidente da Comissão de Cultura da Casa de Leis paraense subiu à tribuna para exaltar o legado deixado pelo artista para a cultura do povo paraense. ''Amanhecemos hoje com a notícia da perda de um grande artista, que tanto contribuiu para a cultura do Estado do Pará e do Brasil. A partida do Mestre Damasceno nos deixa com uma sensação de muita tristeza, mas também, de muita esperança e de muita expectativa para o futuro. Mesmo com a sua deficiência visual, ele foi um dos nossos maiores visionários e criadores de cultura que o Pará teve. As minhas condolências aos familiares, amigos e fãs desse artista que viverá para sempre nos nossos corações e na cultura viva do Pará'', expressou a parlamentar.

O deputado Carlos Bordalo (PT) manifestou seus votos de pesar pela partida do mestre Damasceno e lembrou que o músico paraense partiu no Dia Municipal do Carimbó. ''Peço ao Poder Legislativo que manifeste votos de pesar por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e, também, a Fundação Cultural do Estado pelo falecimento desse ícone da Cultura Popular Marajoara, uma referência nacional na música tradicional amazônica, o mestre Damasceno. Manifesto a minha surpresa com a notícia da sua partida no Dia Municipal do Carimbó, comemorado em Belém. A sua obra, a sua arte, permanecerá forte e viva para todo o povo paraense'', disse.

Reconhecimento Nacional e Estadual

A Lei n° 10.141, proposta pelo deputado Elias Santiago (PT), aprovada pelos deputados da Alepa em 2023, foi sancionada pelo governo do Estado do Pará e reconhece a Obra Musical do artista como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará.  

Além disso, o músico recebeu o Prêmio Mestre da Cultura Popular do Pará – Seiva, por meio da Fundação Cultura do Pará – Tancredo Neves no ano de 2015, e foi reconhecido como mestre de carimbó pelo Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional, em 2017, e também, ganhou dois prêmios da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, do extinto Ministério da Cultura, em 2009 e o segundo em 2017.