Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alunos de Escola Estadual participam de Roda de Conversa, na Alepa, com o formulador da Lei sobre Empoderamento Feminino

Notícia

27/08/2025 | 15h54 - Atualizada em 27/08/2025 | 15h54

Alunos de Escola Estadual participam de Roda de Conversa, na Alepa, com o formulador da Lei sobre Empoderamento Feminino

Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, participou de uma roda de conversa com alunos de uma turma de primeiro ano da Escola de Tempo Integral Jarbas Passarinho, coordenada pela professora Denise Vale, de Língua Portuguesa, acompanhados pela professora Régia Favacho de Educação Especial.

A roda de conversa, pedida pelos alunos, teve como mote a Lei de Empoderamento Feminino, de autoria do parlamentar e promulgada pelo governador do Pará. A lei é a de número 9.015, de 29 de janeiro de 2020, que estabelece diretrizes, normas gerais, bem como os critérios básicos para assegurar, promover, proteger o exercício pleno, e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas mulheres. Leia na integra https://leisestaduais.com.br/pa/lei-ordinaria-n-9015-2020-para-institui-a-politica-estadual-de-empoderamento-da-mulher-no-estado-do-para

Bordalo foi submetido a algumas rodadas de perguntas por quatro alunos responsáveis pela pesquisa, escolhidos para representar a turma, e que formaram com o deputado a coordenação da Roda de Conversa. Além de aprofundarem o tema relacionando-o ainda com a questão da violência cotidiana contra a mulher, adultização, participação da mulher na política e no mercado de trabalho, igualdade de participação entre outras relações.

Buscar respostas e tirar dúvidas

A estudante Maria Manuele, de 16 anos, iniciou a rodada de perguntas. Ela explicou que a turma veio em busca de respostas e para tirar dúvidas sobre esta Lei. “Temos consciência dos índices de violência contra a mulher no Pará e que a violência é recorrente e que nem é uma questão esporádica”. No seu entendimento, ela espera que a Lei venha para contribuir para a defesa da mulher, a ajudá-las para criarem coragem, a denunciar violência e para seus garantir seus direitos.

Conversa com o autor da Lei

Para a professora Denise Vale, “a visita teve como objetivo oportunizar aos estudantes colher subsídios sobre a questão do empoderamento feminino e direitos das mulheres”, disse. Ela explicou que a conversa foi motivada porque o deputado Carlos Bordalo, era o autor da lei, bem como poderia instruir os alunos sobre produção de leis e funcionamento do legislativo.

Dialogo com alunos

“Foi uma atividade muito enriquecedora, que permitiu uma conversa que teve como foco a lei de Empoderamento Feminino, se expandindo para um diálogo amplo e diversificado”, considerou o deputado. Para Bordalo, o encontro denota a necessidade de fortalecer a comunicação entre o parlamento e a sociedade, especialmente com as escolas estaduais e municipais de ensino.

“Receber delegações para discutir temas como esse é fundamental, além de ser crucial para desenvolver o senso crítico e envolver os jovens na reflexão sobre os desafios da realidade atual do país”. Para ele, afinal, a questão feminina é, antes de tudo, uma questão de mentalidade e atitude dos homens.