Você está em: Portal Alepa / Notícias / Missa de envio marca o início das celebrações da 28° edição do Círio do Poder Legislativo
Notícia
Missa de envio marca o início das celebrações da 28° edição do Círio do Poder Legislativo
Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social
A pouco mais de 30 dias para a realização de uma das maiores manifestações religiosas do planeta, nesta quinta-feira (4), os servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) se reuniram no auditório João Batista para participar da tradicional missa de envio na sede do Poder Legislativo. A equipe de catequese da Casa de Leis realizará, pelas próximas semanas, as peregrinações com a presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelos gabinetes e demais setores, marcando assim o início das comemorações da 28ª edição do Círio da Alepa. 
A missa foi presidida pelo padre Ulisses Campos, pároco da Paróquia Divina Misericórdia do Tenoné. O sacerdote lembrou a importância da união entre os fiéis para a celebração de mais um Círio em honra à padroeira dos paraenses. ''Pudemos viver um momento de bênçãos em que celebramos a sagrada eucaristia e, unidos aos servidores, todos se preparam para viver um momento de grande alegria com o início das peregrinações em honra à Nossa Senhora de Nazaré pelos inúmeros setores do Poder Legislativo. Que possamos ser esse instrumento para a salvação das almas, e o Círio é exatamente isso, ou seja, um momento de reflexão, de graça e de amor ao próximo. Que esta Casa de Leis, seus servidores e seus familiares tenham um santo e abençoado Círio de Nazaré'', desejou o sacerdote.

O sargento Luís Antônio da Silva integra o grupo de catequese da Alepa e tem sido um dos responsáveis pela realização do Círio no Poder Legislativo desde a sua criação. Ele ressalta a importância de entender a complexidade do tema do Círio de 2025: “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”. ''O tema escolhido para a grande festa da Rainha da Amazônia destaca a importância de Nossa Senhora aos pés da cruz. Jesus doou sua mãe, Maria, para ser a mãe de toda a humanidade. Neste ano, temos a alegria de celebrar a 28ª edição do nosso Círio e, graças a todo o apoio dado pelo presidente da Casa, deputado Chicão, faremos uma linda homenagem à padroeira de todos os paraenses. Viva Nossa Senhora de Nazaré!'', disse o sargento Antônio.

Servidora do Poder Legislativo há mais de 40 anos, Edileuza Carvalho acompanhou a missa de envio ao lado dos seus colegas de trabalho. Emocionada, ela contou o que o Círio significa na vida de cada paraense. ''O Círio representa o sinal vivo de fé, de renovação em nossas vidas. A cada dia, quando nos ajoelhamos diante da presença de Deus e de sua mãe, Maria, temos a esperança de ter um futuro melhor. Que o poder real da fé nos una como filhos de Deus e que cada família possa, sob as bênçãos de nossa mãe Maria, ter em seus lares um iluminado Círio'', expressou a servidora.
Após a missa no auditório João Batista, os fiéis seguiram em procissão pelos corredores do Palácio Cabanagem até o hall de entrada, onde, em uma bonita prece, colocaram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em sua berlinda, já em preparação para os festejos do Círio, em outubro. 
Programação do Círio 2025 na Assembleia Legislativa do Estado
10/09 a 07/10 – peregrinações e novenas nos gabinetes e setores.
08/10 – celebração da trasladação com saída da imagem de Nossa Senhora rumo a Catedral da Sé.
09/10 – missa do Círio da Alepa, às 8h, na Catedral da Sé. Após a missa, é realizado o tradicional Círio, com a presença dos deputados e servidores em procissão pelas ruas do bairro da Cidade Velha, rumo à sede do Poder Legislativo.
09/10 – visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, às 10h:30, no Hall de entrada da Casa.
09/10 – Sessão Solene de outorga da Medalha "Mérito Nossa Senhora de Nazaré", às 11h, no Plenário Newton Miranda.
