Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene na Alepa marca 60 anos do Fundo de Assistência da Polícia Militar

Notícia

04/09/2025 | 19h25 - Atualizada em 04/09/2025 | 19h25

Sessão Solene na Alepa marca 60 anos do Fundo de Assistência da Polícia Militar

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social


A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou, nesta quarta-feira (27), uma Sessão Solene, de autoria do deputado Fábio Freitas, para comemorar os 60 anos do Fundo de Assistência da Polícia Militar. O FASPM foi criado em julho de 1965 com o objetivo de oferecer suporte social e benefícios para os integrantes da corporação.

“Esse fundo é referência na assistência prestada aos policiais militares e bombeiros. São seis décadas de história que merecem ser relembrados e comemorados”, destacou o deputado Fábio Freitas.

O deputado Neil Duarte, que teve uma longa carreira como policial militar e que também é associado do FASPM, destacou a importância de ter o apoio. “A Polícia Militar é uma categoria que é carente desse tipo de apoio. A FASPM vem preencher essa lacuna”.

O conselheiro Luiz Cunha, do Tribunal de Contas do Estado, destacou a organização e lisura da atual gestão do CASPM, que faz parte da estrutura do governo na prestação assistencial. “Reconhecer o legado da CASPM é importante. É uma instituição que merece o registro e o respeito por essa história”.

No público, policiais militares puderam dar depoimentos sobre a atuação do CASPM. O soldado Paulo Maurício Cavalcante perdeu uma perna em um acidente e afirmou que o Fundo ofereceu o apoio que ele precisou, na época, e continua prestando suporte. “O Fundo não oferece apenas serviço, oferece empatia, respeito e dignidade”, afirmou, e mostrou com orgulho as diversas medalhas que conquistou como atleta paralímpico militar, na modalidade vôlei sentado.

O soldado Renato Gomes, que se tornou cadeirante em um acidente durante o trabalho, também se tornou atleta paralímpico em corridas de rua com cadeira de rodas e em tiro , afirmou que “não teria conseguido reconstruir a vida sem o apoio da CASPM. Com isso, consegui concluir um curso superior e recuperar a saúde”.

O diretor do fundo, cel. Moisés Costa da Conceição, destacou o papel da instituição. O Fundo de Assistência da Polícia Militar atende 16 mil policiais e bombeiros associados, entre militares ativos, veteranos e pensionistas, com atuação nos 144 municípios paraenses. Ele enumerou os atendimentos prestados – de 7.068 em 2019 para cerca de 12 mil por ano, atualmente.

“Mas ainda temos cerca de 8 mil policiais que não fazem parte do FASPM e, em seu trabalho, estão permanentemente em risco e desassistidos. Queremos fazer um trabalho de conscientização nas tropas para que possamos alcançar a todos”, concluiu.


Homenagens – durante a sessão, a diretoria da CASPM entregou placas de agradecimento ao deputado Fábio Freitas e ao conselheiro Luiz Cunha.

Também foram entregues diplomas de reconhecimento da Alepa a 150 pessoas, pelo trabalho prestado junto ao fundo de assistência.