Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Servidores da Alepa fazem intercâmbio de experiências para a COP 30

Notícia

10/09/2025 | 19h03 - Atualizada em 10/09/2025 | 19h02

Servidores da Alepa fazem intercâmbio de experiências para a COP 30

Reportagem: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) intensifica seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, participando de uma série de encontros estratégicos para fortalecer a pauta ambiental em sua gestão. Com foco na preparação para a COP 30, que acontecerá em Belém, o legislativo paraense busca novas práticas para implementar em seu cotidiano e contribuir ativamente para o evento.

Uma comitiva técnica da Alepa, composta por representantes de diversas diretorias, realizou uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O encontro teve como objetivo principal o intercâmbio de experiências e o conhecimento de boas práticas de sustentabilidade já implementadas pelo legislativo catarinense. A delegação paraense, que incluiu a secretária legislativa Rebecca Hesketh, a diretora administrativa Sonia Soares, a controladora-geral Andrea Baía, a presidente da Comissão Sistêmica de Sustentabilidade Legislativa Rossanna Failache e a analista de redação de plenário Daniele Vieira, foi recebida por representantes da Alesc, como a coordenadora de sustentabilidade Isabel Pinheiro e o diretor administrativo adjunto Luiz Felipe Ribeiro.

Durante a visita, a Alepa recebeu um documento oficial da Alesc, entregue pelo deputado Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente, e pela diretoria-geral da Casa. O documento formaliza o pedido de participação do legislativo catarinense no Pavilhão da COP 30 da Alepa, que ficará localizado na Green Zone. A proposta é que a Alesc desenvolva uma programação própria no espaço, com painéis temáticos sobre iniciativas sustentáveis, fortalecendo a união entre os poderes legislativos na causa ambiental.
 

Ainda em Santa Catarina, a comitiva paraense realizou uma visita técnica à Prefeitura de Balneário Camboriú. A cidade é reconhecida por sua atuação em sustentabilidade, sendo classificada como a mais sustentável do Brasil no eixo de meio ambiente, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2024. A equipe da Alepa foi recebida por gestores municipais para conhecer de perto projetos e práticas que levaram Balneário Camboriú a receber prêmios nacionais e internacionais por suas ações.

A busca por soluções e o intercâmbio com instituições de referência demonstram o alinhamento da Alepa com o desenvolvimento sustentável e a pauta ambiental, reforçando seu papel como protagonista na preparação do Pará para a COP 30. A expectativa é que as experiências e conhecimentos adquiridos resultem em novas iniciativas que beneficiem não apenas a instituição, mas toda a sociedade paraense.