Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa celebra 50 anos do Encontro de Casais com Cristo no Pará

Notícia

19/09/2025 | 17h27 - Atualizada em 19/09/2025 | 17h27

Alepa celebra 50 anos do Encontro de Casais com Cristo no Pará

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

Nesta sexta-feira (19), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou no auditório João Batista uma Sessão Especial pelo transcurso dos 50 anos de atuação do movimento Encontro de Casais com Cristo (ECC) em prol da evangelização das famílias paraenses. A cerimônia foi presidida pelo deputado Gustavo Sefer (PSD). 

"O parlamento do Pará celebra, com muita alegria, as cinco décadas de plena atividade e de evangelização do ECC nos mais diversos municípios do Estado. Esse projeto, defendido e apoiado desde o seu início pelo padre Barnabita Giovanni Incampo, veio transformando a vida de muitas famílias no Estado e no nosso país e merece, por parte de cada um de nós, todo esse merecido reconhecimento", disse o autor da sessão, deputado Gustavo. 

O casal Rômulo Braga e Maria Liduina é um dos pioneiros do movimento ECC do Pará. Para eles, é motivo de grande alegria celebrar a data ao lado do grande idealizador do movimento evangelista no Estado, o padre Giovanni. "Para nós do ECC, essa homenagem de reconhecimento por todo esse trabalho de evangelização muito nos alegra e nos honra. A sigla ECC representa a Esperança do olhar de um sacerdote barnabita que avistou um casal e plantou neles essa semente que celebra hoje 50 anos; o Céu, pois o grande mistério da vida é caminhar com seu cônjuge rumo ao Céu; e, por fim, a Criação, pois vivemos o ano jubilar que tem como o tema 'Maria, mãe e Rainha de toda a criação'", explicou o casal. 

"Agradeço imensamente ao deputado Gustavo Sefer e aos demais parlamentares pela cerimônia que celebra os 50 anos de evangelização e de transformação da vida de inúmeros casais que aceitaram caminhar ao lado de Cristo em sua jornada na terra. Quando plantei essa semente, há cinco décadas, eu tinha esperança que muitas famílias teriam suas vidas transformadas por trilharem por esse caminho de evangelização na igreja com Jesus e sua mãe Maria", contou o fundador do ECC no Pará, padre Giovanni Incampo. 

Ao final da cerimônia, o Poder Legislativo do Estado entregou certificados aos homenageados presentes e aos líderes da igreja católica do Pará como gesto de reconhecimento pelos serviços prestados pelo Encontro de Casais com Cristo nos mais diversos municípios paraenses. 

Desde sua chegada no Pará, o ECC tem promovido momentos de reflexão, partilha e renovação do compromisso matrimonial, ajudando casais a se reconectarem consigo mesmos, com seus filhos, com a comunidade e, em especial, com Cristo. Por meio de retiros espirituais, palestras, dinâmicas e celebrações, o ECC tem sido uma fonte de inspiração e união, construindo laços mais sólidos e promovendo valores cristãos que impactam positivamente a sociedade paraense.