Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Poder Legislativo reconhece a importância cultural e econômica das aparelhagens

Notícia

02/10/2025 | 13h02 - Atualizada em 02/10/2025 | 13h01

Poder Legislativo reconhece a importância cultural e econômica das aparelhagens

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou, na tarde desta quarta-feira (01.10), uma Sessão Solene em homenagem às aparelhagens paraenses, Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. A solenidade atende a requerimento do deputado Ronie Silva (MDB), aprovado por unanimidade em sessão deliberativa.

A homenagem às aparelhagens paraenses tem como objetivo reconhecer publicamente a relevância desse fenômeno cultural que ultrapassa o entretenimento e se consolida como patrimônio vivo do Pará, além de valorizar todos que contribuem para a existência e consolidação das aparelhagens, bem como DJs, equipes técnicas e trabalhadores envolvidos em cada show, reconhecendo sua capacidade de mobilização social, impacto econômico e a importância na preservação e difusão da música brega e tecnomelody. Ao longo de décadas, as aparelhagens se tornaram símbolos da criatividade popular e do espírito inovador do paraense. 

Para o autor da sessão, deputado Ronie Silva, a Alepa “reconhece o valor que as aparelhagens têm como patrimônio vivo do povo paraense. As aparelhagens surgem das periferias das cidades paraenses e ganham espaço no cenário nacional. Esse patrimônio precisa ser sempre lembrado e reconhecido. As aparelhagens geram emprego e renda, que fomentam cada vez mais a cultura paraense”.

“Agradecemos a iniciativa do deputado Ronie Silva e chegar a essa homenagem representa o reconhecimento de um trabalho que iniciou bem lá atrás. O que acontece, hoje, aqui é um ápice da nossa carreira e isso serve para nos dar continuidade a um movimento único do estado do Pará”, declara DJ Dinho da aparelhagem Tupinambá.

A solenidade homenageou, com Diploma de Reconhecimento, 10 aparelhagens pelos seus trabalhos realizados e também buscou oferecer mais visibilidade ao papel das mesmas como um instrumento de inclusão social, de fortalecimento da economia criativa e de integração comunitária, ressaltando que cada aparelhagem representa um espaço de pertencimento cultural para as populações que as prestigiam. 

Em nome dos homenageados, falou o DJ Gilmar Santos da aparelhagem Rubi. “Durante a história do Rubi, de 74 anos, é a primeira vez que fomos homenageados, e isso graças a este Poder Legislativo, em especial ao deputado Ronie Silva. Tenho certeza de que com esse reconhecimento teremos mais reconhecimento da nossa cultura. Precisamos de apoio no segmento, não é fácil manter uma aparelhagem, tudo que é moderno é caro, e essa sessão foi essencial para ajudar com mais apoio e seguir com o trabalho das aparelhagens. Muito obrigado pela homenagem”. 

As aparelhagens paraenses representam um dos mais significativos fenômenos culturais do Brasil, reconhecidas como patrimônio da identidade popular do estado do Pará. Originadas nas periferias urbanas, surgiram como manifestações espontâneas de lazer e sociabilidade, mas rapidamente se transformaram em um dos maiores movimentos musicais e sociais da região. Ao longo de décadas, consolidaram-se não apenas como palco de difusão do brega, do tecnobrega e do tecnomelody, mas como verdadeiros símbolos de pertencimento cultural, construindo um elo indissociável entre música, tecnologia e comunidade.