Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / FRTPA / Alepa itinerante reforça parceria com as prefeituras

Notícia FRTPA

06/10/2025 | 15h10 - Atualizada em 06/10/2025 | 15h13

Alepa itinerante reforça parceria com as prefeituras

Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

Edição: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

O Programa Alepa Itinerante COP30 é outro evento de elo entre o parlamento e os municípios.


Neste 6 de outubro – Dia Nacional do Prefeito, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) destaca o importante elo entre o parlamento estadual e as prefeituras paraenses, reafirmando o compromisso de trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento regional, pela melhoria da gestão pública e pela ampliação das políticas públicas que beneficiam diretamente a população.

Um exemplo dessa integração foi a aprovação, no dia 19 de agosto, do Projeto de Resolução nº 1/2025, de autoria da Mesa Diretora, que criou o Programa “Alepa Itinerante COP30”. A iniciativa tem como objetivo ouvir a população das diversas regiões do Pará e autorizar, em caráter excepcional, a realização de Sessões Legislativas em cidades do interior. O projeto busca aproximar o parlamento estadual da realidade dos municípios e ampliar o debate sobre a realização da COP30, que acontecerá em novembro em Belém.

O presidente da Alepa, deputado Francisco Melo, Chicão (MDB), destaca que a presença da instituição nas regiões reforça a representatividade e o compromisso com os cidadãos.“O papel da Alepa é ser uma ponte entre os municípios e o Governo do Estado, garantindo que as demandas locais sejam ouvidas e transformadas em políticas públicas. Nosso objetivo é levar o parlamento para perto das pessoas e dos gestores municipais”, afirmou Chicão.O Centro de Atendimento ao Cidadão Helena Coutinho (CAC), da Alepa também mantém uma atuação contínua nos municípios, levando ações itinerantes de cidadania durante todo o ano com serviços essenciais.

O Centro de Atendimento ao Cidadão Helena Coutinho (CAC), da Alepa, também mantém uma atuação contínua nos municípios, levando ações itinerantes de cidadania durante todo o ano. Os atendimentos seguem uma programação que contempla as demandas apresentadas pelos deputados estaduais, ampliando o alcance dos serviços públicos.

O Programa Alepa Itinerante leva toda a estrutura do parlamento estadual a diferentes regiões do Pará.

Entre as iniciativas de maior destaque está o Programa Alepa Itinerante, que leva toda a estrutura do parlamento estadual a diferentes regiões do Pará. Nesses encontros, os deputados ouvem lideranças locais, discutem as necessidades regionais e constroem encaminhamentos que resultam em melhorias efetivas para as comunidades.


Por meio da Escola do Legislativo (Felepa), a Alepa também investe em capacitação e formação de servidores municipais, com o programa Forma Alepa Itinerante e cursos à distância, fortalecendo a gestão pública e valorizando o servidor. O objetivo é descentralizar o ensino, promover qualificação técnica e aperfeiçoar os serviços públicos municipais.

O presidente da Alepa, deputado Chicão, na formatura da 1ª Turma do Curso  Superior de Tecnologia em Gestão Pública em Parauapebas.


Além das ações itinerantes, a Alepa atua na criação de leis e projetos que fortalecem a autonomia dos municípios, incentivando boas práticas de governança, transparência e eficiência administrativa. O parlamento estadual se consolida, assim, como um espaço de orientação técnica e política para os gestores municipais de todo o Pará.

Na Sessão Itinerante de Parauapebas os deputados escutaram as demandas locais.


Neste Dia Nacional do Prefeito, a Alepa homenageia todos os gestores municipais que enfrentam diariamente os desafios de administrar seus municípios e reafirma sua parceria com as prefeituras, em nome de um Pará mais justo, desenvolvido e integrado. “O sucesso de um estado está diretamente ligado à força de seus municípios. Quando trabalhamos juntos — Assembleia, Governo e Prefeituras —, quem ganha é o povo paraense”, concluiu o presidente Chicão.

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.