Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Audiência Pública é realizada em defesa de Parauapebas como sede da universidade do sul e sudeste do Pará

Notícia

15/10/2025 | 20h41 - Atualizada em 15/10/2025 | 20h41

Audiência Pública é realizada em defesa de Parauapebas como sede da universidade do sul e sudeste do Pará

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

A caravana com mais de 100 estudantes veio de Parauapebas, uma viagem de 14 horas pela estrada até Belém, para participar da audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Pará, presidida pelo deputado Thiago Araújo, atendendo a solicitação feita pelo deputado Braz, para debater a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Estado.

“Hoje, vamos avançar mais na discussão sobre a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará, para que possamos contribuir para o debate sobre a escola da sede da instituição e atender a demanda da região”, destacou o deputado Thiago Araújo.

A UESSPA deve ser criada por desmembramento da Universidade do Estado do Pará – UEPA, mas de acordo com a proposição inicial, a sede seria em Marabá. A Audiência Pública foi mobilizada para questionar isso e pedir que a reitoria da nova universidade seja instalada em Parauapebas.

“Vamos mostrar os dados da avaliação de viabilidade técnica e demonstrar por que Parauapebas é o município mais adequado para receber a universidade”, afirmou o deputado Braz.

Ele aponta que Parauapebas já superou Marabá em número de habitantes e de eleitores, está em uma posição estratégica próxima a 20 dos 36 municípios que integram as regiões sul e sudeste, além de representar uma importante contribuição para a economia do Pará. Junto com Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Curionópolis, totalizam 35% do PIB paraense, com 89 bilhões de reais.

“Dados como esses mostram que Parauapebas merece receber a sede da nova universidade. Vamos trabalhar para trazer o melhor para essas regiões, pois não vivemos isolados em apenas um município, mas trabalhamos para toda a região, para todo o Pará”, avaliou o líder do governo, deputado Iran Lima.

Os representantes das entidades estudantis também participaram a audiência pública. Segundo Rômulo Beltrão Silva, coordenador do Diretório Central dos Estudantes – DCE – da Universidade Federal do Pará, “A UFPA foi pioneira na interiorização do ensino superior, com um papel importante no desmembramento e criação da UFOPA e da UNIFESPA. As regiões sul e sudeste também merecem ter a sua universidade”, apoiou.

 

A coordenadora da UEPA em Parauapebas, Suellem Leandra, ressaltou outro aspecto positivo para o município. “O campus da UEPA em Parauapebas dispõe de uma área de 234milmetros quadrados, com estrutura e espaço para ampliar as instalações e receber a nova universidade. Parauapebas merece e tem esse potencial de ser o melhor campus universitário na região”, garantiu.

O estudo de viabilidade técnica e social para a implantação da reitoria da nova universidade em Parauapebas será encaminhado ao governo do estado.