No quarto dia de programação no estande da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na 30ª Conferência do Clima da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na Green Zone, a Alepa promoveu na tarde desta quinta-feira, 13 de novembro, cinco painéis com temas relacionados às mudanças do Clima e sobre a preservação do Meio Ambiente em todo o planeta.
O primeiro painel da programação vespertina apresentou o projeto “Santa Catarina na COP 30” e foi conduzido pelo deputado estadual Marquito, do Estado de Santa Catarina. O parlamentar apresentou o plano: A Terra pede cuidado - Contribuições de Santa Catarina em tempo de Emergência Climática.
O segundo painel, conduzido pelo deputado Dirceu Ten Caten, contou com a participação da deputada Maria do Carmo e debateu com o público presente no estande ''O Papel das Juventudes no enfrentamento às Mudanças Climáticas''.
De acordo com o parlamentar, ''no Brasil, os jovens de 15 a 29 anos representam cerca de 25% da nossa população e esses cidadãos representam o futuro de todo o nosso planeta. É fundamental reunirmos esses jovens que se empenham desde cedo na política, para que conscientizemos sobre a importância de cuidarmos do Meio Ambiente e estarmos atentos às mudanças climáticas que impactam a vida de cada um de nós e da futura geração”, destacou o parlamentar.
No terceiro painel, a Consultoria Legislativa do Senado foi responsável pelo pré-lançamento do livro ''A Política Climática Brasileira: Caminhos e Desafios no contexto da COP 30''. O exemplar apresenta tópicos acerca da Política Climática Brasileira e detalham sobre a Transição Energética, o acordo de Paris, e o Direito Internacional sobre Mudanças do Clima.
Os painéis quatro e cinco foram conduzidos, também, pelo Senado e pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL). Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Agenda COP 30 em Miúdos”.
E finalizando a programação do dia, o debate foi acerca dos ''Desafios e oportunidades para implementação da agenda 2030 nas Casas Legislativas do Brasil''. Participaram do Painel: Roberto Lamare, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas; Ilana Trombka, diretora-geral do Senado e Karin Kassmayer, consultora legislativa do Senado.