Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Painéis debatem acordos de pesca e empreendedorismo feminino na Amazônia

Notícia

19/11/2025 | 19h23 - Atualizada em 19/11/2025 | 19h23

Painéis debatem acordos de pesca e empreendedorismo feminino na Amazônia

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

Na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, o estande da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na Green Zone, sediou dois painéis com temáticas voltadas à discussão sobre os Acordos de Pesca no Estado e o protagonismo feminino no universo do empreendedorismo na região Amazônica. 

O primeiro painel do dia, apresentado pela deputada Maria do Carmo (PT), abordou o tema "Acordo de Pesca: Desafios do Ordenamento Pesqueiro no Pará". O debate contou com a participação dos representantes da Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente - SAPOEMA. Na ocasião, o público presente no estande pôde entender com clareza os acordos de pesca no Pará.

"No debate de hoje, falamos sobre os acordos de pesca, que são instrumentos de gestão participativa voltados ao ordenamento da atividade pesqueira no Estado. Numa articulação entre o governo e as comunidades, esses acordos têm como objetivo assegurar o uso sustentável dos recursos pesqueiros, promovendo a conservação dos ecossistemas aquáticos e, assim, garantindo a segurança alimentar e econômica das populações ribeirinhas", pontuou a deputada Maria. 

O painel seguinte abordou o tema "Protagonismo Feminino na Amazônia: Negócios de Impacto e Sustentáveis". A diretora de Operações do Sebrae no Pará, Cássia Costa, comandou a programação que debateu a força do empreendedorismo na região amazônica. Na ocasião, as empreendedoras que atuam em diversos campos de negócios do Estado compartilharam importantes etapas de suas trajetórias de vida, com o objetivo claro de incentivar outras mulheres a seguirem o caminho dos negócios em busca da independência financeira.

“No painel de hoje tivemos a oportunidade de unir três mulheres empreendedoras da Amazônia que atuam em universos totalmente distintos. Pudemos compartilhar nossas experiências vividas ao longo dos anos, e os desafios e aprendizados contínuos que vamos colhendo, dia após dia, no mercado de trabalho. Aqui na COP 30, tivemos a chance de encorajar e incentivar outras tantas mulheres a seguirem os seus sonhos e empreenderem”, pontuou Cássia Costa.