Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa aprova projetos voltados a valorização da cultura e gastronomia marajoara
Notícia
Alepa aprova projetos voltados a valorização da cultura e gastronomia marajoara
Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social
Nesta terça-feira (25), diretamente do município de Breves, no Marajó, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) encerraram, oficialmente, o projeto Alepa Itinerante edição COP 30. A Sessão Ordinária realizada no auditório do Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional (Cedep) contou com a apreciação de projetos de autoria dos parlamentares e da Mesa Diretora da Casa de Leis do Estado.
Os deputados aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 470/2024, do deputado Carlos Bordalo (PT), que institui a Política Estadual de Valorização da Cultura Ribeirinha e Paraense. Segundo ele, o projeto "visa garantir a preservação desse patrimônio, por meio da documentação, conservação e promoção de tradições culturais essenciais para a identidade do Estado". A valorização da cultura não apenas preserva tradições, mas também contribui para o desenvolvimento econômico. Eventos culturais, como festivais e feiras, têm o potencial de atrair turistas e gerar receita para as comunidades locais", justificou o parlamentar. 
De autoria do deputado Rogério Barra (PL), os parlamentares aprovaram, também, o Projeto de Lei n° 659/2024, que dispõe sobre a criação do Selo de Produtos de origem Marajoara. "A proposição busca valorizar, certificar e proteger os inúmeros produtos de origem marajoara, assegurando, assim, a total autenticidade e qualidade desses objetos. A certificação visa fortalecer a economia local, o turismo e reconhece a valiosa importância da preservação ambiental e cultural do nosso amado Marajó", pontuou o deputado Rogério. 
Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 69/2024, de autoria do deputado Iran Lima (MDB), que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, a Gastronomia Marajoara. Segundo o Líder do governo na Alepa, "Recentemente, com o advento da COP no Pará, o mundo teve a oportunidade de conhecer a nossa rica gastronomia paraense, em especial, os alimentos que tanto amamos como o queijo do Marajó, as nossas carnes do búfalo marajoara, nossos peixes, camarões, entre tantas outras comidas genuinamente paraenses. Parabenizo o povo marajoara que apresentou o seu talento e toda essa cultura gastronômica que muito nos orgulha", destacou Iran Lima. 
Do deputado delegado Nilton Neves (PSD), a Alepa aprovou, também, o Projeto de Lei n° 526/2024 que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Material do Pará, o Búfalo Carabao. 
