Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa aprova projeto que torna obra de Eloi Iglesias Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Notícia

07/04/2026 | 14h51 - Atualizada em 07/04/2026 | 14h50

Alepa aprova projeto que torna obra de Eloi Iglesias Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Reportagem: Carlos Boução- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (07), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria da deputada Lívia Duarte (PSOL) que declara a obra do artista Eloi Iglesias como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A proposta reconhece a relevância do artista para a identidade paraense e a preservação das tradições amazônicas.

O texto estabelece que o acervo artístico de Iglesias passa a integrar o patrimônio oficial nos termos da Constituição Estadual, entrando em vigor após a sanção da governadora Hana Ghassan. 

Na justificativa da proposta, a parlamentar enfatizou que o artista é um ícone cuja produção transcende gerações. “Sua música e o engajamento com a arte popular refletem o imaginário coletivo do povo paraense, mantendo vivas tradições como o carimbó e o brega, ao mesmo tempo em que dialoga com novas linguagens”, afirmou a deputada.

Cantor e agitador cultural, Eloi Iglesias é referência na cena LGBTQIA+ em Belém. Há mais de 35 anos, ele organiza a Festa da Chiquita, evento tradicional que ocorre durante as festividades do Círio de Nazaré.