Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza ações de incentivo ao aleitamento materno
Notícia
Alepa realiza ações de incentivo ao aleitamento materno
Reportagem: Andreza Batalha
Edição: Andreza Batalha

O leite materno é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um alimento precioso, o melhor para o desenvolvimento e nutrição de bebês. Durante todo o mês de agosto, os profissionais do Departamento de Bem-Estar Social da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizaram ações de incentivo e orientação sobre o aleitamento materno.
A enfermeira Vera Brito possui vasta experiência nos cuidados da relação materno infantil e contou que a equipe do Dbes utilizou uma linguagem clara para falar de mitos e verdades sobre o aleitamento materno. "Trabalhamos através da conscientização sobre o assunto por meio de informativos, bem como vídeo gravado numa linguagem didática e esclarecedora para a comunidade e servidores da Alepa, a respeito de verdades e mitos sobre a amamentação . Além da equipe de enfermagem atuar junto à mãe , auxiliando na interação mãe e bebê durante a amamentação em ações de saúde realizadas nos municípios do estado do Pará", destacou Vera.
Mito ou verdade - As principais dúvidas puderam ser esclarecidas em um material informativo distribuído na Casa de Leis.
1. O leite materno é tão completo assim?
Verdade. Nem água o bebê precisa. O leite da mãe oferece a hidratação e todos os nutrientes de que o bebê precisa, sendo a única fonte alimentar necessária até os 6 meses de idade.
2. O bebê precisa mamar a cada três horas?
Mito. O tempo de mamada varia de acordo com a fome e/ou saciedade do bebê.
3. Leite materno combate infecções?
Verdade. O leite materno contém anticorpos, que fortalecem a imunidade do bebê. Possui também glóbulos brancos, células-tronco e enzimas que combatem infecções e ajudam na recuperação de doenças.
4. Mãe que não se alimenta bem produz leite fraco?
Mito. Não existe leite fraco! Porém, quanto melhor a qualidade da alimentação da mãe, mais vitaminas e minerais serão disponibilizados para o bebê e mais benefícios ele terá para o resto da vida.
5. Chupeta e mamadeira atrapalham a amamentação?
Verdade. Além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração, chupetas e mamadeiras podem até provocar doenças se não forem corretamente lavadas e esterilizadas a cada uso.
6. A mãe precisa desmamar o bebê para voltar a trabalhar?
Mito. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que governos, instituições e empregadores devem garantir condições propícias à amamentação, inclusive às mães que estejam presas.
7. Amamentar reduz a possibilidade de câncer de mama?
Verdade. Durante o período de aleitamento, caem as taxas dos hormônios que favorecem esse tipo de câncer. Amamentar também ajuda na eliminação e renovação de células com lesões no material genético.



