Você está em: Portal Alepa / Notícias / No Dia do Taquígrafo, deputados homenageiam profissional fundamental para a Alepa
Notícia
No Dia do Taquígrafo, deputados homenageiam profissional fundamental para a Alepa
Reportagem: Natália Mello
Edição: Dina Santos
Neste dia 3 de maio é comemorado o Dia do Taquígrafo, profissional extremamente importante para o funcionamento das Assembleias Legislativas, Congresso Nacional e Tribunais Superiores para a transcrição das sessões, audiências e reuniões. Na sessão desta quarta-feira (3), deputados usaram a tribuna para homenagear esses profissionais, entre eles, o parlamentar Carlos Bordalo (PT), que protocolou um requerimento pedindo votos de aplauso para os taquígrafos da Casa de Leis.
Equipe de taquigrafia da Alepa
O taquígrafo é capaz de escrever, por meio de sinais convencionais, a uma velocidade bem mais elevada que a escrita comum, reproduzindo, em texto escrito e com fidelidade, as palavras de um orador. Trícia Gonçalves, de 49 anos, atua na profissão há 30 anos, destes, 16 atuando na função na Alepa.
Taquígrafos: Luiz Santa Brigida e Trícia Gonçalves
"Hoje os taquígrafos são profissionais sempre prontos e atentos às necessidades dos Poderes. São esses profissionais que registram cada palavra, cada gesto e traduzem o dia a dia de uma casa legislativa. Nós somos canais que carregam, através do nosso registro, a memória, a história e as discussões mais importantes para o futuro da sociedade. É um trabalho delicado, cheio de nuances e de muita responsabilidade, justamente no momento em que o poder se reinventa, se reestrutura. Os taquígrafos continuam cumprindo a missão de dar fé pública às notas taquigráficas. Então, nada mais justo do que a homenagem feita pelos deputados através de um requerimento de votos de congratulações, inclusive aprovado por unanimidade. Pelo qual nós somos muito gratos pelo reconhecimento", declarou Trícia.
O deputado Carlos Bordalo fez uma homenagem durante o pronunciamento no Pequeno Expediente. "Fica, aqui os meus agradecimentos a esses profissionais tão importantes para o exercício dos mandatos parlamentares e representação. Eles garantem o registro de tudo que fazemos e falamos e asseguram para os registros históricos tudo que acontece nesse parlamento. Ou seja, é uma contribuição inestimável para o registro de nossa história", declarou.
Dep.Carlos Bordalo.
Na justificativa do Requerimento, protocolado na Divisão de Expediente (Didex), ele continuou. "Parabenizo esses profissionais brilhantes que registram, de forma ágil e responsável, cada palavra, discurso, depoimento, debate e decisão para que fiquem registrados nos anais dessa Assembleia Legislativa", pontuou.
Dep.Aveilton Souza.
O deputado Aveilton Souza (PL) lembra que os taquígrafos da Casa, muitas vezes, passam despercebidos, e que muitos parlamentares, por isso, não dispensam atenção até mesmo porque não sabem da devida importância deles. "Eu estou aqui para dar essa visibilidade e relembrar a importância desse profissional para a gente. Quero dizer que, sem eles, a nossa atividade não seria tão coberta como é hoje em dia aqui na Assembleia Legislativa", disse.
A profissão dos taquígrafos existe desde 1823, quando pela primeira vez exerceram a função para fins parlamentares. São eles os responsáveis pela anotação exata de tudo que é proferido durante um pronunciamento, sessão, audiência em órgãos públicos, e que posteriormente é transformado em documentos históricos.
