Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa lança Frente Parlamentar Mista da Agricultura e da Pecuária
Notícia
Alepa lança Frente Parlamentar Mista da Agricultura e da Pecuária
Reportagem: Natália Mello
Edição: Dina Santos
Uma Sessão Especial realizada nesta quinta-feira (13), presidida pelo deputado Aveilton Souza (PL), oficializou o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Agricultura e da Pecuária (FPMAP). O grupo de trabalho foi criado para traçar estratégias e fortalecer o setor produtivo, unindo os municípios do interior para defender interesses comuns, além de aproximar o Parlamento das representações do segmento agropecuário.
A FPMAP é constituída por representantes de todas as correntes de opinião política da Alepa, membros da sociedade civil, entidades associativas e órgãos públicos. Além do presidente da Frente, participaram da sessão o deputado Coronel Neil (PL) e a deputada Maria Carmo (PT). Para Aveilton Souza, a bandeira da agricultura e pecuária é uma das mais importantes do estado, devido à sua capacidade de produção.
Para ele, apesar desse protagonismo, é preciso atentar para o uso de tecnologias que visem à otimização do uso sustentável dos recursos naturais, aumentando a capacidade produtiva e, consequentemente, aumento da renda. "Nós tiramos os encaminhamentos da reunião para dar os direcionamentos, seja na regularização fundiária, seja no levantamento de crédito, seja da produção, seja na logística. O próximo passo é marcar reuniões setoriais nas cidades pólos para ouvir os produtores de cada setor e trazer esses questionamentos para a Assembleia e tirar as soluções necessárias para o setor produtivo do Pará", declarou Aveilton Souza.
Deputado Aveílton Souza
A sessão especial contou com a participação de representantes de entidades do setor produtivo dos municípios de Marabá, Santana do Araguaia, Rondon do Pará, Cumaru do Norte, Xinguara, Santarém, Rio Maria, Pacajá e Senador José Porfírio; e ainda de outras instituições estaduais, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) – representada pelo diretor João Gomes; e Aliança Paraense pela Carne – representada por Francisco Victer.
Também houve a participação do deputado federal paraense Henderson Pinto (MDB) e da deputada amapaense e presidente do parlamento amazônico, Edna Auzier (PSD). Henderson acredita que é preciso continuar o diálogo para valorizar os 29,7 milhões de brasileiros que moram na Amazônia.
Deputado Henderson Pinto
"O Pará tem reivindicado e estamos defendendo essa junção, de municípios, do governo do estado e do governo federal, para que a gente construa essa pauta juntos. Para a regularização fundiária, que é uma prioridade da nossa região Norte, do Pará. Especificamente porque a maioria das áreas pertence ao governo federal. A partir do momento que você tem o título definitivo desta terra, você garante segurança jurídica e com isso você vai avançando. Parabenizo a iniciativa dos deputados de criar essa Frente Parlamentar, na pessoa do deputado Aveilton, que podem contar com o nosso mandato em Brasília", pontuou o deputado.
A deputada Edna Auzier, do Amapá, também defendeu o diálogo como ponto de partida para o avanço do desenvolvimento do setor produtivo em toda a Amazônia. "Trata-se de uma Frente Parlamentar que vai cuidar da agricultura, da água e do pescado. Isso são produtos nossos, da região amazônica, são economias que a gente precisa potencializar. E eu represento hoje a Assembleia Legislativa dos nove estados da Amazônia. Sou a primeira mulher eleita presidente do Parlamento Amazônico, e a gente já vem trabalhando essas pautas", ressalta.
Deputada Edna Auzier
A deputada reafirma, ainda, a necessidade de investir em políticas públicas que levem a resultados, de fato, e reuniões como a da Frente permitem a integração das Assembleias Legislativas. "Precisamos da integração do Poder Legislativo, não só o Poder Estadual, mas municipal, federal, a gente precisa ecoar essa voz até Brasília e levar as pautas importantes para desenvolver a nossa Amazônia. Nós precisamos dar uma resposta imediata à nossa população que tanto precisa de qualidade de vida, de emprego, de oportunidade, e a Amazônia tem todos esses produtos para oferecer qualidade de vida e vamos lutar por isso", conclui.
