Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa declara Praia das Corvinas, em Salinópolis, patrimônio cultural do Pará
Notícia
Alepa declara Praia das Corvinas, em Salinópolis, patrimônio cultural do Pará
Reportagem: Natália Mello
Edição: Dina Santos
Após declarar a Praia do Atalaia patrimônio cultural, de natureza material e imaterial, paisagístico e ecológico do Pará (PL n° 294/2021), o quórum de deputados que compareceu à sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) nesta terça-feira (16) aprovou matéria de mesmo teor. Desta vez, a Praia das Corvinas, também no município de Salinópolis, foi reconhecida como patrimônio do Estado por meio da votação favorável ao Projeto de Lei n° 296/2021. Ambas matérias seguem para sanção do governador do Estado, Helder Barbalho, e são de autoria da deputada Paula Gomes.
A matéria, segundo a deputada, objetiva a preservação, conservação e proteção dos balneários. Com características mais rústicas, já que localizado distante das Praias do Atalaia e Farol Velho, centro quase que total dos visitantes de Salinópolis, a Praia das Corvinas fica "escondida" por trás dos manguezais, próximo à Orla do Maçarico, e costuma atrair visitantes que desejam desfrutar de belezas naturais de forma mais tranquila e sossegada já que tem pouca exploração comercial e não é possível a circulação de veículos auto motores.
O acesso à praia se dá através de uma ponte que cruza vasta vegetação de mangue, permitindo um encontro único com o bioma tão peculiar. "A praia das Corvinas se revela como uma verdadeira riqueza do povo paraense e que precisa ser reconhecida como tal, através da concessão do título de patrimônio cultural de natureza material e imaterial, paisagístico e ecológico para o estado do Pará. Neste sentido é que se propõe o presente projeto de lei, com o intuito de preservar e valorizar as belezas naturais da praia que tanto encanta visitantes", concluiu a deputada.
Outra proposição aprovada na sessão desta terça-feira foi o PL n° 11/2022, de autoria do deputado Wanderlan. A matéria declara como de Utilidade Pública para o Estado do Pará o Instituto Nova Aliança (INA), com sede em Belém. Fundado em 5 de agosto de 2017, a instituição visa o desenvolvimento e a execução de projetos de relevância pública e social.



