Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa participa da inauguração da nova Avenida Padre Bruno Sechi

Notícia

20/02/2022 | 14h16 - Atualizada em 21/02/2022 | 12h28

Alepa participa da inauguração da nova Avenida Padre Bruno Sechi

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, acompanhou o governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com os deputados, Dr. Wanderlan Quaresma, Fábio Freitas, Ângelo Ferrari, Michele Begot, professora Nilse Pinheiro e Victor Dias, na manhã deste domingo, 20, na inauguração da duplicação e requalificação da Avenida Padre Bruno Sechi, antiga Rua Yamada, no bairro do Bengui, em Belém.

Na ocasião, foi realizado um passeio ciclístico por toda extensão da via, iniciando na rodovia Tapanã, sentido à avenida Centenário. 

A via passou por obras de modernização por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), e beneficiará cerca de 500 mil pessoas da Região Metropolitana de Belém, promovendo melhorias na mobilidade urbana da capital paraense. 

As obras envolveram serviços de drenagem, duplicação, pavimentação, calçadas com acessibilidade, ciclofaixa, sinalização, nova iluminação pública e urbanização ao longo de 4,2 km, interligando a Rodovia Tapanã à Avenida Centenário. 

"Mais uma via que o governador entrega à população. Isso melhora, ajuda a questão da mobilidade que é estressante para muitos. A comunidade desta localidade poderá contar, agora, com uma avenida toda sinalizada. Esse é um trabalho do governo, mas que a Alepa colabora também", falou o presidente da Alepa, deputado Chicão.

 Deputado Chicão, presidente da Alepa

O governador do Pará Helder Barbalho disse que "esta obra é fundamental para a mobilidade urbana da nossa capital. A avenida padre Bruno Sechi é uma alternativa para muitos que se deslocam ao centro da capital. O valor do trabalho se aproxima a 120 milhões de reais, de 9,6 quilômetros de via duplicada. Isso facilita o planejamento urbano e o crescimento da capital de maneira adequada". 

 Governador Helder Barbalho

Moradora há 33 anos do bairro do Tapanã, d. Maria Luíza Teixeira Alves fala da alegria em ver a obra concluída. "Logo quando cheguei aqui, era uma piçarreira, não tinha ônibus, não tinha nada. Com um tempo, foi feito uma via e colocaram duas linhas de ônibus e hoje está muito melhor. Agora vou fazer minha caminhada. Agradeço a Deus, ao governador, a todos que ajudaram nesse trabalho, principalmente aos trabalhadores", disse. 

 Maria Luiza Alves

"Trabalhamos para que haja renovação e principalmente progresso para nossa região. O Executivo e Legislativo trabalham para a melhoria da comunidade, trabalham para desenvolvimento do Estado", comentou o deputado Dr. Wanderlan Quaresma. 

 Deputado Vanderlan Quaresma

Já a deputada Michele Begot disse que "ver a comunidade feliz é resultado de um trabalho feito em parceria entre Alepa e governo do Estado. O que for para o bem da população, o parlamento apoia".Deputada Michelle Begot

Deputada Nilse Pinheiro

A deputada professora Nilse Pinheiro falou sobre as necessidades dos moradores do entorno da avenida. "Minha mãe mora por perto e sou testemunha do benefício que a obra traz aos moradores. Toda a comunidade daqui batalhou muito para que esse sonho fosse concretizado, inclusive o padre Bruno Sechi. Hoje, com essa nova avenida, temos segurança para todos que moram por perto", destacou. 

Padre Bruno Sechi - Padre Bruno Sechi, criador da República do Emaús, morreu em 2020 aos 80 anos, em Belém, por complicações da Covid-19. Era italiano e atuou em várias paróquias da Arquidiocese de Belém. Ele chegou a ser sacerdote da Paróquia Santa Maria Goreth, no bairro do Guamá, e quando faleceu era sacerdote da Paróquia São João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga. 

Padre Bruno ganhou destaque pelos programas sociais. O sacerdote atuou muitos anos na Escola Salesiana do Trabalho e fundou o Movimento República de Emáus, que todos os anos realiza trabalhos sociais na grande Belém.

Na década de 80, padre Bruno ganhou destaque mundial participando das ações políticas no Brasil que culminaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).