Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Poder Legislativo homenageia os 60 anos do Banpará

Notícia

13/04/2022 | 16h29 - Atualizada em 13/04/2022 | 16h44

Poder Legislativo homenageia os 60 anos do Banpará

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Andreza Batalha

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) prestou homenagem aos 60 anos do Banpará em Sessão Solene nesta quarta-feira (13.04), atendendo à proposição do deputado Raimundo Santos.

Durante a solenidade, Raimundo Santos ressaltou a importância da instituição financeira para o desenvolvimento do estado e da sociedade paraense.

“Um banco que é genuinamente paraense e é patrimônio do estado. É uma instituição indutora dos pequenos negócios, empreendedores, dos pequenos e médios. Leva ao povo do Pará mais esperança e na pandemia, o banco não parou as suas atividades, foi o banco que socorreu as pessoas, que transferiu recursos desses programas de transferência de renda do estado. Quando o banco completa 60 anos é um orgulho para o estado do Pará e a Alepa reconhece sua importância”, destacou.   

Ao longo desses anos, é primeira vez que uma mulher atua como presidente da instituição financeira, tendo à frente a bancária Ruth Pimentel de Mello.

“É um orgulho para todas as mulheres ter uma mulher na presidência do banco e o governo do Estado tem observado que a mulher está apta para comandar e administrar qualquer empreendimento”, ressaltou.

Com 38 anos de carreira e com experiência em diversos departamentos, a presidente Ruth Mello enfatiza o compromisso com o crescimento do banco.

“Estar hoje na presidência é uma honra. É uma felicidade e uma determinação fazer do Banpará cada vez mais forte. Estamos e precisamos estar nos 144 municípios. A gente mensura novos investimentos, mas o banco procura muito mais atender a população que mais precisa do mercado financeiro para melhorar a economia de cada município.  As pessoas se deslocam de um municípios ao outro, arriscam-se de serem assaltadas e aquela comunidade fica paralisada. É uma missão nossa estar nos 144 municípios”, enfatizou.  

A instituição constitui cada vez mais em um case de sucesso no mercado financeiro regional e nacional a partir de sua contribuição com o desenvolvimento econômico do Estado, na atuação para a oferta de oportunidades e na melhoria dos índices sociais.

No Estado, o banco com maior número de agências é o Banpará. A pandemia provocou o fechamento de várias agências bancárias em todo o país, segundo informações do Banco Central (BC), resultando encerramento de 18.302 atividades em 2021. Entretanto, o Banco do Estado do Pará, expandiu a atuação nos municípios.  

Os números revelam o crescimento do Banpará, que mesmo enfrentando momentos difíceis na economia do país durante a Covid -19, conseguiu avançar. Atualmente possui 148 agências e 33 postos no Pará, está presente em 129 municípios e um total de 2.608 funcionários.

Compromisso social

A partir de linhas diversificadas de financiamento de micro e pequenos empreendedores do setor formal ou informal, o Banpará vem fomentando a economia. Durante a pandemia, em parceria com o governo do Estado, injetou mais de R$ 200 milhões de reais com transferência de renda com o Programa Fundo Esperança, destinado às famílias paraenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica, possibilitando dignidade e mais esperança às pessoas.  

“O governo do Estado financiou parte dos seus dividendos beneficiando milhares de famílias e o Banpará não poderia deixar de estar fora e não mediu esforços em parceria com o governo do Estado para atender a população. O Banpará é o braço financeiro para alavancar cada vez mais a economia do Pará”, afirmou Ruth.  

Iniciativas

Estimular o empreendedorismo feminino, o desenvolvimento sustentável e o acesso à créditos imobiliários, é uma das iniciativas de fomento implementada pelo banco que ajuda a consolidar novos empreendimentos e a realizar sonhos.

Com destaque para o Empodera, que financia mulheres empreendedoras que moram e atuam nos territórios abrangidos pelo Programa TerPaz, do Governo do Estado, independente do ramo de atividade, seja do setor formal ou informal.

“Temos a linha de crédito Empodera, que é a linha para desenvolver o mercado financeiro. Temos compromisso de manter a Amazônia em pé, então o banco pensa nessa política com o crédito Banpará Bio, que beneficia tantos os produtores rurais, pequenos, médios e de grande porte para que consigam desenvolver sua produção para melhorar sua safra, treinar e aparelhar com equipamentos mais modernos, ou seja, cada vez mais forte para a população paraense”, concluiu a presidente.  

A programação contou com a presença da diretoria do banco como Paulo Arévalo (Diretor Administrativo), Geize Figueiredo (Diretor Jurídico e Controle) Bruno Morhi (Diretor de Tecnologia), Arcélia Santiago Miranda (Gerente da Agência Palácio), entre outros.

Reconhecimento

Durante o evento, a presidente da instituição recebeu uma homenagem especial do deputado Raimundo Santos. O parlamentar informou que vai protocolar um projeto de Honra ao Mérito na Casa de Leis, a fim de homenageá-la pela atuação.  

História

O Banpará foi criado pela Lei 1.819, de 30 de novembro de 1959, no governo do paraense Luís Geolás de Moura Carvalho, conhecido como Moura Carvalho (1906-1988).

Em 26 de outubro de 1961, o banco começou suas atividades em um prédio alugado na Rua 28 de setembro com 17 funcionários.

Em 18 de fevereiro de 1966, foi inaugurada a primeira agência no interior, na cidade de Santarém. Fora das nossas fronteiras, a agência do Rio de Janeiro foi a primeira a ser inaugurada no ano de 1967.