Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Servidoras da Alepa recebem homenagem da Academia Paraense de Jornalismo

Notícia

09/05/2022 | 13h42 - Atualizada em 09/05/2022 | 14h18

Servidoras da Alepa recebem homenagem da Academia Paraense de Jornalismo

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Dina Santos

O protagonismo de mulheres que desempenham atividades em diversos segmentos da sociedade foi destaque na cerimônia da Academia Paraense de Jornalismo – APJ, em evento alusivo aos 200 anos da Imprensa no Pará, ao bicentenário da Independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida na noite do último dia 05 de maio, no Teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará.

A iniciativa que propõe estimular e valorizar a representatividade das mulheres no mercado de trabalho, prestou homenagem a mulheres que comandam cargos de relevância no setor público e privado, com grande contribuição ao Pará.

Nesse sentido, seis servidoras da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) receberam o título de Honra ao Mérito pelo protagonismo no estado. São elas: Alda Dantas Tocantins (Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Divulgação), Bethânia Fidalgo (Diretora da Escola do Legislativo), Franssinete Florenzano (Consultora Legislativa), deputada e professora Nilse Pinheiro (Primeira secretária da Mesa Diretora e Procuradora Especial da Mulher), Rebecca Hesketh (Secretária Legislativa) e Rose Gomes (Assessora de imprensa da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária – CFFO).   

Servidora efetiva da Secretaria Estadual de Planejamento há 34 anos, a administradora Rebecca Hesketh é especialista em Auditoria pública, Gestão pública e Recursos humanos. Desde 2015 está na Assembleia Legislativa do Pará e hoje, como secretária legislativa, possui a função estratégica de coordenar todas as funções administrativas e legislativas do Parlamento.Rebecca Hesketh

Para Rebecca, a homenagem é o reconhecimento do trabalho em  equipe.

“A homenagem eu agradeço a Deus e à minha família, à equipe e a todos os servidores da Casa Legislativa, que juntos trabalhamos para legislar em favor da população paraense. Agradeço ao presidente Chicão por confiar a mim esse cargo de tamanha responsabilidade e valorosa missão”, ressaltou.

A jornalista Rose Gomes é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é especialista em Comunicação e Política nos Órgãos Públicos pela Unama. Servidora concursada na Alepa, atualmente é assessora de imprensa da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária – CFFO.

Portanto, ao longo de sua trajetória ocupou várias funções dentro do Legislativo Estadual, atuando em assessoria da presidência e vice-presidência, lideranças de governo, CPI, gabinetes, e na coordenação da Rádio Alepa e na reportagem e edição de matérias do plenário. Também é vice-presidente do Sindicato de Jornalistas do Pará - Sinjor).    Rose Gomes   

Na opinião de Rose Gomes, a iniciativa promove valorização e incentivo à categoria de jornalistas.

“Divido essa homenagem para cada uma de nós, jornalistas, que todos os dias estão batalhando, seja nas redações ou assessorias. É importante esse reconhecimento da mulher jornalista, e nós precisamos desse incentivo. Temos uma categoria super importante para a sociedade, que tem a função social de levar a informação, e estamos passando por momentos difíceis. Então, receber essa homenagem é um incentivo”, enfatizou.

Durante a programação houve a posse da atual diretoria da academia, com a reeleição dos seus membros e tendo a jornalista Franssinete Florenzano como presidente da instituição.Franssinete Florenzano

Como servidora efetiva da Casa de Leis, a jornalista e advogada Franssinete atua na consultoria legislativa. Também esteve à frente da Secretaria Legislativa e assessorou a Constituinte Estadual, foi coordenadora executiva da Frente Parlamentar Pró-Hidrovias e Portos do Pará, é membro da Comissão da Verdade.

Franssinete ressaltou a importância do protagonismo feminino para a sociedade.

“Neste mês em que a Academia Paraense de Jornalismo celebra o bicentenário da imprensa no Pará, quisemos enfatizar o protagonismo atual das mulheres, não só as jornalistas, porque nós, jornalistas, cobrimos todos os setores da sociedade. Assim, a homenagem a tantas mulheres de atuação em distintas esferas é uma forma de lançar luzes sobre a capacidade de trabalho, de articulação, a competência e o brilho de profissionais femininas, conquistado por méritos próprios”, disse.Franssinete Florenzano

“Como servidora da Assembleia Legislativa, acompanho o trabalho e o desempenho das profissionais da Casa. Então, nada mais justo do que destacar aquelas cujo trabalho engrandece o Poder Legislativo. Sem tirar os méritos das demais, obviamente, apenas por representação, já que não é possível homenagear a todas”, completou.

Também foram homenageadas as servidoras Alda Dantas e Bethânia Fidaldo que devido a outros compromissos profissionais não puderam comparecer à cerimônia. A deputada Nilse Pinheiro, comunicou que estava dedicando cuidados à saúde de sua mãe. Elas receberão a honraria em Sessão Solene na Alepa em alusão ao Bicentenário da Imprensa no Pará.  A data ainda está sendo definida com o cerimonial.