Você está em: Portal Alepa / Notícias / Cultura: Alepa aprova votos de aplausos ao Cine Alter do Chão
Notícia
Cultura: Alepa aprova votos de aplausos ao Cine Alter do Chão
Reportagem: Kleberson Santos
Edição: Kleberson Santos
A cultura é uma atividade atrelada ao ser humano a ponto de estar presente nas constituições da maioria dos países do mundo. No Estado do Pará essa lógica não é diferente, constando no Artigo 287 da nossa Constituição promulgada em 05 de outubro de 1989.
"O instrumento eficiente da paz e do progresso, perpetuando as tradições, a cultura, a história, os recursos naturais, os valores materiais e mortais dos paraenses" versa o capítulo que trata sobre a educação, a cultura, o desporto e o lazer.
Com isso: "cabe à administração pública o fortalecimento das entidades culturais privadas, de utilidade pública, através do apoio técnico-financeiro para incentivo à produção local sem fins lucrativos.
Desta forma, considerando a importância do aspecto cultural, o deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB) requereu na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) votos de aplausos, regozijo e congratulações ao Cine Alter do Chão, evento cinematográfico realizado na Vila Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. A proposta do requerimento foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.
Na justificativa, Eraldo observou que o Cine Alter do Chão, ocorrido de 20 a 23 do último mês de novembro, em formato híbrido, contemplou a exibição de mais de 50 filmes, entre longas e curtas metragens regionais, nacionais e latino-americanos.
Assim, o Cine Alter do Chão, se mostra uma excepcional oportunidade de divulgar a cultura na região oeste do Pará, otimizando e dinamizando a economia local.
"São artistas, diretores, produtores, roteiristas e distribuidores da indústria cinematográfica que exibem suas últimas produções, atraindo intensa movimentação do público", aponta o requerimento 411/2021.
ORGANIZADORES
Entre os organizadores, merecem destaque o Instituto Território das Artes - ITA e a Associação de Teatro de Santarém - Atas, que superaram os obstáculos de ordem financeira para viabilizar o festival.
Os documentos com o reconhecimento e a aprovação dos votos serão encaminhados aos gestores municipais e demais responsáveis envolvidos na realização do Cine Alter do Chão.
