Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa promove homenagem aos desenvolvedores do Projeto Conecta Pará
Notícia
Alepa promove homenagem aos desenvolvedores do Projeto Conecta Pará
Reportagem: Mara Barcellos
Edição: Andreza Batalha
Com o avanço da internet e ampliação da conectividade, a inclusão digital vem ultrapassando barreiras geográficas e inovando com plataformas para atender demandas e serviços em diversos segmentos.
E o Projeto Conecta Pará, iniciativa do governo estadual, premiado em novembro deste ano na edição do Prêmio Democracy Global pela Washington Academy of Political Arts and Science dos Estados Unidos, é uma dessas estratégia de inovação em ciência e tecnologia que recebeu homenagem em Sessão Solene, nesta quinta – feira (09), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
A estratégia “Conecta Pará”, é formulada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com a participação de profissionais da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
A premiação é inédita no Pará e foi a única iniciativa brasileira premiada, homenageando projetos que valorizam o desenvolvimento sustentável (ODS). Portanto, uma importante política pública necessária e alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
A cerimônia de homenagens atendeu ao requerimento da titular da Procuradoria Especial da Mulher, deputada Nilse Pinheiro e também primeira Secretária da Mesa Diretora. A parlamentar foi uma das principais incentivadoras para a criação do serviço digital.
“Nas minhas andanças pelo Pará, vi e ouvi muitos relatos de pessoas que sentiam necessidades de ter um serviço mais acessível. E a partir disso, fui conversando com a equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica - SECTET e o Deméthrius, junto com vários profissionais desenvolveram o projeto e hoje é uma realidade no nosso estado”, relatou a parlamentar.
O projeto visa levar os serviços como: o governo digital para famílias dos 144 municípios paraenses, pretende conectar as famílias ribeirinhas, agricultores familiares, extrativistas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, por meio de serviços online.
“Esse é um evento que analisa várias ações e premia iniciativas em diversas categorias relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Demethrius Lucena.
O diretor de Educação Profissional e Tecnológica – DETEC, José Leôncio Siqueira, que representou o Secretário Carlos Maneschy, destacou que “o projeto pretende implementar na fase inicial cerca de 1.500 pontos de conexão no Estado. E, através dessa conectividade, fazer funcionar os vários aplicativos, inclusive na área de telemedicina, teleducação, segurança pública e uma série de outros benefícios”.
A programação contou com a presença de vários vereadores de diversos municípios paraenses, entre eles o vereador de Tucuruí, Renan Aguiar. A expectativa é de que a tecnologia venha contemplar as comunidades da região.
“Parabenizo a iniciativa e esperamos que a nossa cidade seja beneficiada, pois lá temos muitas comunidades bem diversificadas e que moram distantes do centro e necessitam desses serviços. Ao todo, já definiram 100 pontos de acessos e estamos confiantes”, pontuou. 
Com esse projeto, a proposta é melhorar a qualidade de vida e ampliar a conectividade dos moradores de comunidades tradicionais, pelo menos é o que espera o presidente da Associação dos Quilombolas Tradicionais, Edson Andrade, na região marajoara.
“Não podemos esquecer de atender as necessidades das nossas comunidades, a partir do Conecta Pará. São famílias de quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e muitos outros. E aqui, faço um apelo que chegue aos municípios mais pobres, como existem no Marajó”, argumentou.
Por fim, o executivo da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Masayuki Iguchi, fez um pronunciamento por meio de vídeo, destacando a importância do projeto.
“Para nós é de muito orgulho ver o resultado desse trabalho. Essa é uma iniciativa muito importante que vai trazer muitos frutos e ainda ajudar a levar serviços onlines aos mais carentes”, concluiu.
Ao todo, 20 pessoas foram homenageadas com certificados pelos relevantes serviços prestados na criação e desenvolvimento do projeto Conecta Pará. A deputada Nilse Pinheiro, também recebeu homenagem das mãos do Demethrius, que na ocasião, presenteou a parlamentar, com o prêmio recebido no evento internacional. 
Mais conectividade
O Conecta Pará inclui ainda a disponibilização de conexão pública em praças, hospitais, estradas, portos e delegacias. Essa conexão wifi pública será disponibilizada por meio da criação de uma política de parcerias público-privadas, na qual será feita a integração da rede estadual com a rede privada. A equipe envolvida está fazendo o levantamento para conhecer que tipo de conexão existe em cada município do estado, para elaborar o mapa da conexão no Pará.
