Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Lei busca preservação dos recursos naturais e meio ambiente

Notícia

05/06/2023 | 10h40 - Atualizada em 05/06/2023 | 10h42

Lei busca preservação dos recursos naturais e meio ambiente

Reportagem: Carmem Silvia Paes

Edição: Andreza Batalha

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) destaca a campanha Junho Verde, prevista na Lei 9856, promulgada em fevereiro deste ano. A Lei diz que no mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 deste mês, fica instituída a campanha Junho Verde que tem o objetivo de desenvolver o entendimento da população sobre a importância dos ecossistemas naturais, de todos os seres vivos e do controle da poluição e degradação dos recursos naturais, tanto para essa geração quanto para futuras gerações.

O Projeto que deu origem à lei é de autoria da deputada estadual Diana Belo (MDB), ela explicou que a ideia é que o Poder Público Estadual - em parceria com o escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas e entidades da sociedade civil - promova ações voltadas para divulgação de informações sobre conservação do meio ambiente e das maneiras de participação ativa da sociedade para preservá-la; atividades culturais e de educação ambiental nos espaços públicos.

"Essas ações terão o objetivo de estimular o conhecimento e preservação da biodiversidade brasileira, o plantio de espécies nativas em áreas urbanas e rurais. Precisamos sensibilizar a sociedade sobre a redução do consumo e do reuso de materiais e a capacitação quanto à segregação de resíduos sólidos e a reciclagem", destacou Diana Belo.

A ideia da lei é trazer para a sociedade o conceito de Ecologia Integral, definida como pensar a ecologia pensando no mundo como uma casa comum, ou seja, problemas planetários nas suas dimensões humanas e sociais alcançam todos os indivíduos.

"O Junho Verde quer promover a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente visto que a educação em si é uma ferramenta de transformação social, e através dela é que ocorre a troca do saber", justificou a deputada Diana.