Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene homenageia Convenção de Ministros e Igrejas da Assembleia de Deus no Pará
Notícia
Sessão Solene homenageia Convenção de Ministros e Igrejas da Assembleia de Deus no Pará
Reportagem: Andrea Santos
Edição: Dina Santos
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a primeira Sessão Solene em homenagem aos 112 anos da Assembleia de Deus no Brasil da Convenção de Ministros e Igrejas da Assembleia de Deus no Pará (Comieadepa). A solenidade atendeu solicitação do deputado Josué Paiva, aprovada por unanimidade pelos deputados, em Sessão Ordinária.
Presidente Chicão.
O presidente da Alepa, deputado Chicão abriu os trabalhos e destacou que "todos sabem que a Assembleia de Deus no Pará foi a pedra fundamental de fundação da nossa querida Assembleia de Deus no Brasil. Portanto, temos aqui a COMIADEPA, coordenada hoje pelo pastor Gilberto Marques, numa sessão muito festiva, bonita. Temos sempre que comemorar e agradecer a Deus por esses momentos. A COMIEADEPA está de parabéns pela homenagem recebida pelo Parlamento".
Dep.Josué Paiva.
O deputado Josué Paiva disse que "temos a honra de ter recebido, há 112 anos, dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, no Pará, dando início a esta importante igreja pentecostal, a maior do Brasil. A Igreja Assembleia de Deus se espalhou por todos os estados da federação e pelo mundo. A denominação está em quase todos os países. É um privilégio prestigiar esta data tão importante. A COMIEADEPA realiza um trabalho social que agrega ao estado do Pará. Essa sessão é para que todos que compõe a COMIEADEPA possam ser homenageados".
Luiziel Guedes - Chefe da Casa Civil.
Representando o Governo do Pará, Luiziel Guedes, chefe da Casa Civil, falou da importância em participar desse momento para a Igreja Assembleia de Deus. "A Igreja Assembleia de Deus tem uma história, um trabalho social muito legal no Pará. Para nós, do Governo do Estado, é uma alegria participar de uma Sessão como essa. A Igreja Assembleia de Deus sempre contribuiu para evangelização, para a socialização e atendimento dos mais necessitados e é também uma das premissas do governo Helder Barbalho. Está de parabéns, o pastor Gilberto Marques, a Igreja Assembleia de Deus.
"Hoje é um dia muito especial, pois Deus tem proporcionado fazer o trabalho dele acontecer. Faço com muita alegria a obra do Senhor", disse o pastor Gilberto Marques, presidente da Comieadepa, que comentou o início da sua vida como membro da igreja. "Ouvi meu pai falando de Lázaro, ele não dava folga para a gente, tínhamos que ficar prestando atenção na leitura da Palavra de Deus. Lembro que um dia ele foi trabalhar no quintal, com os amigos. Naquele mesmo dia perguntei a minha mãe quem era o homem bonzinho que ressuscitava morto. Ela me respondeu dizendo que era Jesus. Eu na mesma hora disse que queria conhecer esse homem. Digo a vocês que a partir daquele momento não tive mais vontade de viver na fazenda. Mudamos para a cidade, conheci outras denominações, porém, um dia ouvi um louvor da harpa cristã e pude no mesmo instante levantar as mãos e aceitar a Jesus como Salvador. Isso era 1954. Fiquei na ponta dos pés, pois na minha concepção ficaria mais fácil para Jesus segurar as mãos de um menino. São mais de 70 anos que Jesus segura as minhas mãos", contou ele.
Apresentações
Durante a solenidade, tiveram apresentações musicais. A primeira foi com o Coral e Orquestra da Assembleia de Deus de Icoaraci. A segunda com o Coral de Homens da Assembleia de Deus do Maguary, em seguida foi vez da apresentação de Karen Hesketh. Por fim, a Secretaria de Educação Infantil das Assembleias de Deus do Pará.
Homenagens
Ao final da solenidade, 14 personalidades eclesiásticas foram homenageadas com a Medalha do Mérito Evangélico "Daniel Berg e Gunnar Vingren". A medalha é conferida às pessoas que prestaram serviços de evangelização e com relevantes benefícios para a sociedade. A Igreja Assembleia de Deus é a única denominação religiosa do Pará que possui o maior número de leis estaduais aprovadas por unanimidade pelos na Alepa.

Comieadepa
A Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comiedepa) foi fundada em 18 de agosto de 1921, e representa a maior denominação pentecostal do mundo, que, ao longo de sua história, vem constituindo um legado importante para a vida cultural paraense. A Comieadepa, neste sentido, é a instituição religiosa mais antiga do país, e já teve como presidentes Samuel Nystron, Nels Nelson, Francisco Pereira, José Menezes, Alcebíades Vasconcelos, Firmino Gouveia, Josias Camelo e o pastor Gilberto Marques, que há 31 anos está à frente da Convenção.
A Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comieaderpa) já é patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará. A assinatura da Lei Nº 9.294, de 17 de agosto de 2021, ocorreu em agosto de 2021, no Centro de Eventos pastor Francisco Alves Ribeiro, em Belém.


