• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

24/08/2023 | 16h47 - Atualizada em 24/08/2023 | 16h50

Procuradoria recebe comitivas de todo o estado para debater políticas públicas para as mulheres

Reportagem: Kamila Nascimento

Edição: Kamila Nascimento

 

A Alepa recebe nesta sexta-feira (25), às 9h, comitivas de todo o estado para participar do I Encontro Estadual de Procuradorias Municipais e Representações Femininas. O evento promovido pela Procuradoria da Mulher na Alepa integra a campanha do 'Agosto Lilás', e visa promover um intercâmbio de informações sobre legislações municipais e outras iniciativas com foco em políticas públicas para as mulheres.

Com painéis de debates e exposições, o encontro deve reunir mais de 49 municípios, além de autoridades como a vice-governadora Hana Ghassan Tuma, a Secretária da Mulher Paula Gomes, representantes do judiciário paraense e a bancada feminina da Alepa. Para a deputada e Procuradora Titular da Mulher Paula Titan, o encontro inédito será fundamental para trocar experiências e aproximar as Câmaras Municipais da Alepa e do Governo do Estado.

Outra novidade do evento será o painel de debate e incentivo à educação política para as mulheres. O momento será protagonizado pela Procuradora da Mulher da Câmara Federal, a deputada federal Soraya Santos (PL), e das representantes do RenovaBR Carol Bernardeli e Marjorie Lynn. A escolha pela temática vem de encontro aos objetivos das procuradorias em incentivar a maior participação de mulheres em espaços políticos, sobretudo as candidaturas femininas nas próximas eleições municipais.

Ao longo da programação também serão apresentados outros dois painéis de debates. O primeiro será sobre a lei n° 14.192/21 de combate à violência política de gênero, com participação do Observatório de Violência Política contra a Mulher do Senado Federal, e das pesquisadoras Rayza Sarmento (UFPA) e Juliana Freitas (CESUPA). E para encerrar o evento, o último painel vai tratar sobre boas práticas das procuradorias municipais nas perspectivas de gênero, com a participação das vereadoras dos municípios de Marabá, Xinguara, Itaituba, São Domingos do Capim e Belém.

O credenciamento para o evento terá início às 9h no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará, e será direcionado para vereadoras, procuradoras municipais e lideranças políticas.