Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputado Rogério Barra oficializa indicação de servidor de carreira para Conselho do TCE/PA
Notícia
Deputado Rogério Barra oficializa indicação de servidor de carreira para Conselho do TCE/PA
Reportagem: D. Pereira
Edição: D. Pereira
O Deputado Rogério Barra (PL), líder da oposição ao Governador Helder Barbalho na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) protocolou na última sexta-feira (04), a indicação do nome de Elcias Silva, para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A indicação é uma contrapartida à movimentação do Governador Helder Barbalho, que através de onze partidos da base na ALEPA, fez a indicação da Primeira Dama Daniela Barbalho para o cargo.
"É impressionante e um absurdo que a família Barbalho queira praticar mais uma ação de nepotismo, indicando a esposa de Helder Barbalho para fiscalizar as contas do governo. O fato da primeira-dama ser indicada para fiscalizar as contas do governo, em um cargo vitalício e receber um salário de mais de R$ 35 mil não pode ser visto com normalidade. Precisamos de responsabilidade, imparcialidade e total transparência na fiscalização das contas do Pará. Por isso, indico o nome de Elcias, que é um servidor de carreira e de fato tem conhecimento para exercer a função" - explica Rogério Barra.
Elcias Silva é um Auditor de carreira, presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do órgão e tem uma forte base de apoio dos servidores efetivos do TCE e da associação que preside. É mestre em Direitos Fundamentais, com ênfase em Direito Financeiro e Tributário.
O cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas é vitalício, com possibilidade de aposentadoria aos 75 anos. O salário pago é de R$ 35.462,22. O cargo era ocupado pelo Conselheiro Nelson Chaves, conhecido pela seriedade e rigor com que julgava as contas do estado.
O processo de indicação inicia na ALEPA, com indicação do próprio Poder Legislativo. Caso haja a indicação de mais nomes, a Comissão de Constituição e Justiça entra com a análise dos requisitos constitucionais. O total de onze lideranças partidárias assinaram a favor da indicação de Daniela Barbalho para o cargo.
