Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Grupo de deputados recebe comitiva do Sintepp após sessão na Alepa

Notícia

26/04/2023 | 14h31 - Atualizada em 26/04/2023 | 15h51

Grupo de deputados recebe comitiva do Sintepp após sessão na Alepa

Reportagem: Natália Mello

Edição: Dina Santos

Os deputados Iran Lima (MDB), líder do governo; Carlos Bordalo (PT); e as deputadas Maria do Carmo (PT), vice-líder do governo; e Lívia Duarte (PSOL), receberam uma comitiva do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp/PA) nesta quarta-feira (26), após a sessão ordinária em plenário. O objetivo foi discutir alguns pontos da pasta da Educação, como a revogação do novo ensino médio, o pagamento do piso salarial em todos os municípios do interior, e, ainda, a inclusão do debate com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre a violência escolar.

Participaram da reunião a coordenadora geral do Sintepp/PA, Conceição Holanda; o coordenador estadual do Sindicato, Beto Andrade; o membro da União dos Estudantes Secundaristas de Belém; além da vereadora Gisele Freitas, da Bancada Mulheres Amazônidas (PSOL); e o vereador Fernando Carneiro (PSOL).

"Estamos tendo dificuldade de conversar com o secretário de Educação sobre essas questões. Além da revogação do Ensino Médio, que é uma pauta nacional da classe, reivindicamos o pagamento do piso salarial em todo o Estado. O governo assegurou o reajuste de 15%, mas não é realidade em todo o Estado. Existe uma negativa do reconhecimento do direito ao piso por muitos prefeitos e precisamos tentar um diálogo", declarou Conceição.Conceição Holanda e Fernando Carneiro

A comitiva citou, ainda, casos de violência nas escolas ocorridos recentemente, e o cuidado com o armamento da polícia nas escolas. "Não se combate violência nas escolas somente com polícia armada. Temos o caso da Escola Palmira Gabriel, temos uma professora da Escola Dom Pedro ameaçada de morte. Precisamos cuidar disso. O que existe hoje é uma insegurança das pessoas de enviarem seus filhos para a escola", pontuou a coordenadora geral.

Outra reivindicação do grupo foi assegurar o pagamento do dia de hoje do salário dos servidores que participaram do ato, visto que faz parte da agenda nacional da categoria. O deputado Carlos Bordalo pediu a lista dos municípios que não estão recebendo o piso e convidou os presentes a participarem de uma audiência pública com as deputadas Maria do Carmo e Lívia Duarte, que ocorrerá no dia 11 de maio, com a presidência da Casa de Leis, para discutir a violência nas escolas.

A deputada Maria do Carmo, enquanto vice-líder do governo, garantiu aos presentes que os encaminhamentos da reunião serão repassados ao governador Helder Barbalho, e que em breve a mediação será possível com a Seduc, para dar andamento à pauta da categoria. "Me comprometo a fazer com que chegue no governador as reivindicações e farei com que vocês sejam recebidos pra esse diálogo", ressaltou.