Você está em: Portal Alepa / Notícias / Dia nacional do patrimônio, Bordalo avança com projeto de restauro da estação de trem de Mirasselvas
Notícia
Dia nacional do patrimônio, Bordalo avança com projeto de restauro da estação de trem de Mirasselvas
Reportagem: Lilian Campelo
Edição: Lilian Campelo
Vereador Fabricio, Deputado Bordalo e Helder Moreira na estação de tremNo Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado no dia 17 de agosto, o Distrito de Mirasselvas, localizado no município de Capanema, considerada Estância Turística da Estrada de Ferro Belém-Bragança, terá a antiga estação ferroviária revitalizada. Na última quinta-feira (12) o deputado Bordalo esteve no Distrito em diligência com o diretor de patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Helder Moreira, para verificar o estado da estação.
A restauração da antiga estação de ferro se dá por meio de um projeto apresentado pelo parlamentar em seu primeiro mandato. Contudo, naquele momento o Governo não deu prosseguimento. Em agosto deste ano o vereador Fabrício Xavier de Capanema solicitou ao deputado que o projeto fosse resgatado. O parlamentar então, por meio de moção, encaminhou a solicitação de resgate do projeto à Secult.
MARCAS DO ABANDONO
Foi possível constatar o abandono e deterioração da estação ferroviária, que hoje serve de depósito e abrigo para aves e outros animais. Paredes com infiltrações, muita umidade e mofo; madeira do teto com cupim, falta de telhas e em algumas salas sem janelas.
Após a visita na estação, a diligência se dirigiu a um centro comunitário para se reunir com os moradores. Para o deputado Bordalo é vital recuperar parte da memória da Estrada de Ferro Belém-Bragança.
"Existem poucos lugares que contam a história dessa estrada de ferro. Agora no Governo Helder Barbalho e a secretária Ursula Vidal, vamos executar o projeto, que consiste em transformar o prédio, que era a estação do trem, em um espaço multiuso de inclusão da juventude, seja para a realização de eventos e cursos", explicou o parlamentar.
COMPROMISSO
O diretor do patrimônio da Secult falou na reunião que o projeto precisará passar por uma atualização no orçamento e enfatizou o compromisso da Secult. "O valor do projeto era de R $100 mil reais, hoje nós sabemos que não podemos iniciar uma obra deste porte e desta importância histórica com o atual montante. Em nome da Secretária de Cultura, nós vamos nos comprometer em atualizar este orçamento após uma visita técnica".
Moreira ainda acrescentou que a Secult está realizando um levantamento sobre a Estrada de Ferro Belém-Bragança para que a história possa ser vista em exposição na estação. "O primeiro projeto tem um espaço para cursos, como o deputado falou, uma área expositiva, sala de administração, copa para funcionários. Será acrescentado um banheiro para acessibilidade, rampa de acesso para o prédio e uma biblioteca. Este acervo que vamos levantar será por meio de parceria com a Secult e Governo do Estado".
A estação ferroviária ainda não é um bem tombado, mas o prédio possui interesse histórico ao Estado do Pará. O diretor disse ainda que poderá atualizar o valor do orçamento dentro de uma semana.
O vereador Fabrício destacou a importância do projeto de revitalização da estação do Distrito de Mirasselvas e agradeceu ao deputado Bordalo. "É um companheiro que nunca abandonou a nossa classe de trabalhadores e trabalhadoras rurais, por isso, pela terceira vez, ele vem a Mirasselvas. Eu vou me dedicar para que este projeto saia do papel. Este será só mais um projeto que virá pela frente", destacou.
Estavam presentes ainda Elmir Saady secretário de obras e Gildum Sampaio secretário de Cultura, ambos do município de Capanema, e o agente distrital da Vila de Mirasselvas Márcio Xavier.


