Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados aprovam alerta obrigatório para desaparecimento de crianças e adolescentes

Notícia

08/11/2023 | 12h06 - Atualizada em 08/11/2023 | 12h44

Deputados aprovam alerta obrigatório para desaparecimento de crianças e adolescentes

Reportagem: Natália Mello

Edição: Natália Mello

Vetos totais foram mantidos em votação na Alepa nesta quarta-feira.A segunda sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) desta semana deliberou sobre sete proposições parlamentares. Três votos totais foram mantidos, referentes a projetos de ex-deputados, e outras quatro matérias aprovadas, entre elas a que dispõe sobre instituição de Alerta Obrigatório por parte das telefonias móveis quando houver desaparecimento de crianças e adolescentes no Pará.

De autoria do deputado Carlos Bordalo, as empresas de telefonia ficariam obrigadas a enviar mensagens via SMS e/ou aplicativo de mensagens instantâneas. O Projeto de Lei nº 314/2023 considera criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade, de acordo com o art. 2° da Lei Federal 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo o texto do projeto, a mensagem deverá conter o nome, a idade, as características físicas, o local de desaparecimento do menor e todas as demais informações que as autoridades policiais julgarem necessárias. A mensagem poderá conter fotos do menor, de acordo com a necessidade de busca e investigação do desaparecimento do menor. Caso sancionada pelo governo do estado, a lei possibilita a realização de convênios entre companhias e Poder Público para se adequar.

"Diante desta realidade, o presente Projeto de Lei busca contribuir para tornar mais célere e imediata a divulgação de desaparecimento das nossas crianças e jovens, tornando obrigatória a comunicação imediata e rápida, através das operadoras de telefonia celular, por meio de mensagens contendo fotos, características físicas e ainda, dados minuciosos do jovem desaparecido, elevando assim as buscas a um célere patamar. A divulgação de fotos das crianças é muito importante para a descoberta de seus destinos", justificou o deputado Bordalo.

Bordalo propõe Alerta Obrigatório por parte das telefonias móveis quando houver desaparecimento de crianças e adolescentes no Pará.Também foram aprovados o Dia Estadual da Criança Traqueostomizada, de autoria do ex-deputado Raimundo Santos; e a declaração da data 28 de maio e o Desfile Cívico e Escolar do Município de Muaná como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, proposição de autoria do deputado Erick Monteiro. Obteve, ainda, a maioria dos votos a favor, o Projeto de Indicação do deputado Eraldo Pimenta, que dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Inclusão Digital para o Ensino Fundamental e Médio na rede pública do Estado.

Vetos totais mantidos
Seguindo o trabalho do presidente da Alepa, deputado Chicão, de colocar em dia a votação de vetos, foram votados e mantidos os vetos totais de três proposições:

Projeto de Lei nº 81/2012, ex-deputada Bernadete Ten Caten - dispõe sobre a realização de campanhas publicitárias de incentivo a Adoção de crianças e adolescentes fora do perfil solicitado.

Projeto de Lei nº 150/2020, ex-deputado Eliel Faustino - dispõe sobre programa de animais comunitários no Estado do Pará.

Projeto de Lei nº 98/2021, ex-deputado Júnior Hage - institui o Passaporte Equestre.